campanha é de lei 19/09/2017

Cuidados com a pele: tudo o que você precisa saber

Você é o que você come. Nem todos sabem, mas essa frase, que a gente ouve muito por aí, não vale só para a hora do regime. Os alimentos que ingerimos e os hábitos que temos, interferem (e muito!) na constituição da nossa pele. A falta de exercícios físicos, o consumo excessivo de álcool, o tabagismo e o estresse são igualmente responsáveis pela aparência. Os cremes ajudam, mas não fazem milagre. Por isso, se você está insatisfeito(a) com o seu visual, é importante analisar se reserva tempo no seu dia para se cuidar. Pratica algum exercício físico? Tem uma alimentação balanceada, com todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo? Reserva tempo para meditar, divertir-se, fazer as coisas de que gosta?

Quando estamos bem interiormente, a nossa imagem externa reluz. E cuidar da pele é muito mais do que submeter-se a tratamentos estéticos: tem a ver com autoestima e com a forma como você ocupa o seu dia. Se já se esforça para ter hábitos mais saudáveis e felizes, saiba que, além disso, graças à evolução científica e tecnológica um número cada vez maior de tratamentos para melhorar a pele do rosto e do corpo está disponível para auxiliar no que não conquistamos com nossos esforços.

Conheça agora os principais cuidados para cada tipo de pele, por que tratá-la e o que indicamos para deixá-la cada vez melhor!

Pele bonita e saudável: por que cuidar da aparência?

Quando você se cuida e tem autoestima, a vida fluí bem melhor. E como fazer isso? Durma bem. O sono revigora, acalma a mente e reduz a possibilidade de combater doenças como a obesidade. Recomenda-se dormir profundamente, de seis a oito horas por dia. Esse número varia de acordo com cada organismo, e só você poderá identificar de quantas horas precisa para sentir-se disposto e revigorado para um novo dia. É quando dormimos, por exemplo, que o corpo produz leptina, hormônio que controla a sensação de saciedade. Resultado? A fome diminui e você não cai em tentações, como exagerar no chocolate à noite, que engorda e resulta numa cútis repleta de espinhas! Além disso, dormir o suficiente queima calorias, de acordo com pesquisa da Universidade de Chicago!

Outro hábito que contribuí para uma pele bonita e saudável é beber água. Consumir cerca de dois litros dessa substância por dia ajuda na hidratação da derme e dos cabelos, melhora a circulação do sangue, combate a celulite e deixa o rosto mais firme, disfarçando e evitando a formação de rugas. A água também ajuda o sistema digestivo a trabalhar melhor, fazendo com que elimine mais toxinas e evitando a formação de cravos e espinhas.

Vale a pena também investir em alguns rituais de beleza para cuidar do corpo.

Cuidados com a pele do rosto

Que tal prevenir, em vez de remediar? Para evitar rugas e manchas, use e abuse do protetor solar (recomenda-se o uso de produtos com fator a partir de 30) mesmo durante o inverno, quando o sol parece inofensivo, mas está lá, pronto para queimar e ressecar a pele do seu rosto. Sabendo, porém, que ele é o responsável por 90% de absorção de vitamina D pelo o corpo, vale lembrar que médicos recomendam a exposição ao astro por cerca de 15 minutos, 3 vezes por semana, sem proteção. Mas isso deve ser feito antes das 10 da manhã, quando seus raios têm intensidade menor e você não corre o risco de torrar. Depois, aplique proteção e saia para a vida! Veja alguns cuidados para evitar as manchas no rosto.

Se for adepto de algum tipo de maquiagem, lembre-se de retirá-la com demaquilante no final do dia, antes de dormir. Prefira os que são confeccionados a base de óleo, que acabam com os resquícios mais profundamente e de quebra extraem os restos de protetor solar que podem ter sobrado na cútis. Após o demaquilante, aplique no rosto uma espuma de limpeza, que vai mandar embora as células mortas armazenadas no rosto. Finalize aplicado um sérum rico em vitamina C, que hidrata a face e combate o seu envelhecimento, regenerando as fibras, elastina e colágeno. Veja mais dicas para manter a pele sempre hidratada e linda!

Lembre-se de consultar um dermatologista, que vai identificar o tipo de pele do seu rosto e indicar os produtos mais adequados a ela. Assim você não gasta dinheiro à toa em produtos que não poderá utilizar depois.

Os diferentes tipos de pele

A pele é um órgão do corpo como qualquer outro e são os fatores genéticos (junto com hábitos alimentares e de vida) que determinam o seu tipo. Como falamos anteriormente, consulte um especialista para identificar se você tem a pele seca, oleosa, mista, normal ou sensível. Se ainda não visitou o doutor para descobrir, vá até o espelho e avalie: quem tem pele normal sofre pouco com a aparição de espinhas e não apresenta excesso de oleosidade ou ressecamento. Um rosto oleoso, por sua vez, apresenta espinhas e cravos em abundância, além de um aspecto lustroso.

A pele seca pode apresentar descamação em algumas áreas, e deve ser hidratada constantemente, pois, ao contrário da oleosa, está mais propensa à formação de rugas. A mista, nada mais é do que uma combinação da seca e da oleosa, que resulta em áreas ora ressecadas, ora com poros dilatados. Assim como a seca, a pele sensível também descama com facilidade e frequentemente se irrita com mudanças climáticas, apresentando manchas e irritações. Ela é fina e também mais propensa a formação de rugas, e por isso exige cuidados extras.

Cuidados com a pele de corpo

Já falamos aqui sobre a importância da proteção solar. Igualmente a cútis, a pele do corpo deve ser bem tratada e protegida dos raios solares para conservar uma aparência lisa e jovem. Nesse caso, você pode aplicar uma proteção fator 15 do pescoço para baixo, caso queira se bronzear e não tenha a pele excessivamente branca.

Mas não se esqueça de reaplicar o produto quando entrar na água, ou após 3 horas de exposição ao sol. Lembre-se que áreas como pescoço e mãos merecem um fator mais alto de proteção (no mínimo 30), pois estão expostas aos raios solares mais assiduamente que o resto do corpo. Essa dica vale para todos os tipos de pele e o ideal é consultar um especialista para entender qual o fator de proteção corporal mais indicado para os cuidados com a pele do seu corpo.

Outro hábito para deixar a derme bonita, saudável (e cheirosa!), é hidratá-la sempre. Faça frio ou calor, faça chuva ou faça sol, um creme hidratante vai devolver a elasticidade e mantê-la firme e lisa. Se ela tiver aspecto seco, invista em produtos com vitamina C, E e A na fórmula, ou em óleos corporais. O mesmo vale para quem têm pele normal. Só não abuse dos óleos se identificar a aparição de espinhas. Caso a derme apresente aspecto oleoso, invista em produtos que não apresentam óleo na formulação, para não acumular mais sebo que resulta em cravos e espinhas.

Não exagere no banho!

Além de estarmos passando por uma crise hídrica, que já é um bom motivo para diminuir o seu tempo embaixo do chuveiro, banhos longos e muito quentes não são recomendados, pois tiram a oleosidade natural da pele, ressecando-a. O hidratante, aliás, deve ser aplicado depois do banho, quando o corpo está limpo e absorve mais facilmente seus nutrientes.

Cuidados com a pele na gravidez

A gravidez traz alterações hormonais que alteram a mente e o corpo e por isso é essencial estar atenta aos cuidados com a pele nesse período. O nível de estrogênio, por exemplo, pode ser elevado a 30%! Com o aumento da quantidade desse e outros hormônios, cresce também a chance de desenvolver manchas na pele, os chamados melasmas. Por isso, um dos cuidados com a pele na gravidez é ficar longe do sol durante os 9 meses de gestação e abusar do protetor solar ao sair na rua (nesse período, invista em fatores de proteção altos: de FPS 30 para cima). Caso você contraia manchas mesmo com todos esses cuidados, existe a possibilidade de tratá-las com a luz pulsada, já no período da amamentação.

Estrias: prevenir é melhor do que remediar

Ser mãe é ver um sonho concretizado para muitas mulheres. Mas sentir na pele as marcas deixadas por uma gestação pode ser frustrante. O estiramento da pele durante a gravidez pode acarretar em indesejadas estrias. Para evitá-las, primeiramente, controle o apetite, com moderação, é claro! Especialistas afirmam que engordar de 11 a 15 quilos é aceitável, o que não significa devorar tudo o que vê pela frente! Só esse controle moderado já vai ajudar a evitar as estrias, já que o corpo não vai sofrer um baque maior que o necessário, pelo contrário, vai se desenvolver e crescer lentamente, junto com o bebê.

Gravidez também não é sinônimo de sedentarismo, por isso, mexa-se para manter a forma! Faça caminhadas, hidroginástica, pratique yoga para grávidas ou outra atividade física que lhe traga bem estar. Aplique óleos ricos em vitamina E sobre o corpo e faça massagens para estimular a circulação. Use roupas íntimas adequadas, que segurem bem os seios sem apertar. Além disso, consuma alimentos ricos em vitaminas C e E, como laranja, tomate, alface e azeite. Durante esse período, e se possível por toda a vida, prefira os orgânicos, livres de agrotóxicos, para ter bons cuidados com a pele durante a gravidez.

Como combater varizes e a celulite durante a gravidez

Novamente, movimente-se. Evite passar muito tempo sentada e consulte um especialista caso já sofra com o problema, ele poderá indicar os tratamentos mais adequados. Drenagem linfática manual também ajuda a combatê-las, já que melhoram o fluxo sanguíneo e reduzem inchaços. Mexer-se e tomar muito liquido (leia-se sucos e água e não refrigerantes e bebidas que contém muito açúcar) também vão ajudar a evitar a celulite.

Cuidados com a pele masculina

Assim como as mulheres, homens deve tomar certos cuidados para conservar uma aparência jovial e saudável. Geralmente eles apresentam na cútis características diferentes das mulheres, como a camada externa mais espessa, graças aos pelos, e o rosto mais áspero. Os cuidados com a pele masculina, porém, são basicamente os mesmos: investir no protetor solar e na hidratação, respeitando as características dermatológicas do seu biótipo, entre outras providências que falaremos aqui.

Apesar de esse padrão estar mudando, homens  têm a fama de cuidar menos da pele do que as mulheres durante a juventude. Isso acontece porque eles não vivenciam os efeitos da idade com tanta intensidade como elas logo de cara, já que possuem uma densidade de colágeno maior durante todas as fases da vida. Mas não se enganem, queridos! As rugas masculinas aparecem, sim, e quando surgem são bem mais protuberantes que as femininas. Por isso, é essencial ter cuidados com a pele masculina durante todas as fases da vida.

Eles também apresentam uma cútis mais oleosa do que elas, graças à testosterona, e para prevenir o surgimento de cravos e espinhas é indicado que lavem o rosto com sabonete de enxofre e com ácido salicílico na formulação. Eles ajudam a reduzir a oleosidade e os resquícios de pele morta. Utilizar loção pós-barba também ajuda a evitar irritações no rosto. Assim como as mulheres, homens devem buscar um especialista para indicar quais os produtos mais adequados para tratar o seu tipo de pele.

Cuidados com a pele negra

Mulheres e homens negros apresentam uma quantidade bem maior de melanina do que aqueles com a derme branca. Essa substância protege naturalmente a pele do sol, trazendo mais firmeza e elasticidade, o que não significa, porém, que não devem realizar tratamentos para combater o envelhecimento cutâneo e doenças como o câncer de pele. A grande concentração de melanina nos negros também causa uma propensão maior à hiperpigmentação, que resulta em melasmas, indesejadas manchas escuras, e para combatê-las abuse do protetor solar.

Atente-se aos cuidados com a pele negra e não se engane só porque você não fica vermelho ao sair da praia e da piscina, pois a derme está sendo igualmente danificada e as marcas da exposição cumulativa ao sol cedo ou tarde vão aparecer!

Negros também devem ter atenção dobrada com procedimentos como peeling e depilação duradoura, que pode acarretar no aparecimento de manchas. Para evitar essas mazelas, procure sempre uma clínica especializada, com profissionais capacitados e responsáveis que realizem testes antes de iniciar os tratamentos — entenda mais sobre os mitos e verdades desse tipo de depilação, pois assim o barato não sai caro.

As características genéticas deste biótipo também resultam numa derme mais espessa, que apesar de resistir mais às agressões do meio, absorvem cremes com mais dificuldade. Por isso é importante hidratá-la sempre, com produtos que contenham macadâmia, cacau, cupuaçu e karitê, que penetram no corpo mais facilmente.

Alimentos para a pele: comer bem faz diferença?

Claro que faz! Inclusive não só para a parte estética, mas também para o bem estar emocional, que está inteiramente ligado a ela. Veja aqui alguns que não podem faltar no seu cardápio:

Alimentos ricos em ômega 3

Essa  é uma substância que não é produzida pelo nosso corpo e por isso, deve ser ingerida com frequência. O ômega 3 reduz o estresse, que causa ansiedade e em algumas pessoas a compulsão por comida, ajuda a controlar a tensão pré-menstrual (que faz você se acabar no doce),  varre do corpo o colesterol ruim e mantém o nível de testosterona regulado. Ela pode ser encontrada no salmão, atum, sardinha, sementes de linhaça e chia, entre outros alimentos.

O ômega 3 também é um alimento para a pele, pois a hidrata combatendo o seu envelhecimento e evita o aparecimento de herpes, urticárias, além de auxiliar na retenção de líquidos causadores da celulite. É ainda um bom remédio contra a acne. Sem falar no sabor incrível dos alimentos ricos nessa substância, que a gente come sem nenhum sacrifício!

Algas

Gosta de sushi? Então aí vai uma boa notícia: as algas marinhas são um dos maravilhosos alimentos para a pele! Ricas em ferro, iodo, vitamina A, cálcio e colágeno, apresentam-se como ótimas armas para combater a celulite e as rugas. Sua ingestão constante resulta numa pele mais firme, rígida e hidratada e ainda ajuda a eliminar toxinas do organismo, diminuindo a possibilidade delas se instalarem no seu rosto e corpo em forma de espinhas e cravos.

Uvas

Elas combatem o envelhecimento precoce, têm propriedades diuréticas que evitam a retenção de líquidos e estimulam o bom funcionamento do fígado, que quando saudável, combate o desenvolvimento de inúmeras doenças. Inclua uvas no carrinho do seu supermercado e perceba a diferença na pele e na disposição! Você pode consumi-las com a salada, batida com outras frutas num suco ou in natura!

Soja

A soja é um prato e tanto, principalmente para quem tem pele seca, pois tem propriedades que combatem esse ressecamento e estimulam a elasticidade. Quando ingerida, ajuda a combater o colesterol ruim e contém isoflavonas, que atenuam os efeitos da menopausa e ajudam a prevenir a osteoporose. É mais um alimento indispensável para a pele!

Gérmen de trigo

Mais um dos alimentos incríveis para a pele, o germe de trigo contém propriedades antioxidantes que evitam o aparecimento de rugas e flacidez. É também um ótimo aliado dos cabelos, pois tem propriedades que fecham suas cutículas e reduzem os danos causados por tratamentos químicos, como tintura, escova progressiva, escova definitiva, entre outros. Ele é a menor, e também a mais nutritiva parte do trigo, e pode ser encontrado torrado ou em óleo. Para ingeri-lo de forma saborosa, bata-o com iogurte e outras frutas.

Meditação

Está aí outra forma incrível de rejuvenescer, interna e externamente. A meditação é um dos mais incríveis alimentos para a pele, pois reduz o estresse e aumenta a resistência cutânea. Homens e mulheres que a praticam aumentam a circulação do sangue, combatendo o desenvolvimento de inúmeras doenças, estimulando o sistema digestivo e consequentemente evitando a prisão de ventre, que causa irritação e sensação de inchaço.

Meditar ainda ajuda a curar doenças de pele e psicossomáticas e é eficaz no tratamento de enxaqueca, hipertensão e alergias, entre outras doenças. Aumenta a imunidade e a qualidade da mente, que se torna mais calma e assim resolve problemas mais facilmente. Ajudar ainda o corpo a produzir serotonina, o hormônio responsável pela sensação de felicidade.

Existem diversas formas de meditar, e o ideal é pesquisar e experimentar diversos métodos para encontrar o mais adequado para você. Você pode meditar prestando atenção apenas na respiração, entoando mantras, por meio de visualizações, deixando que os pensamentos passem sem se prender a nenhum específico, entre outras técnicas. Encontre a sua e não se cobre: não é necessário praticar horas por dia. Bastam alguns minutos para sentir a diferença!

Sorrir: mais um alimento incrível para a pele!

Um sorriso pode ser tão eficaz quanto o os produtos que usamos para rejuvenescer a cútis, pois contribuí para o bem estar físico e social de inúmeras formas: tonifica a pele, melhora a qualidade do sono e acaba com pensamentos negativos, que causam o estresse e consequentemente o envelhecimento cutâneo. Especialistas afirmam que, ao sorrir, você envia uma mensagem para o cérebro afirmando que está tudo bem, entrando num estado mental mais calmo e fazendo com que o organismo funcione harmoniosamente.

Portanto, recomenda-se sorrir mesmo em momentos de estresse ou quando pensar em algo negativo, para quebrar essa conexão cerebral e estabelecer uma mais tranquila. Quem sorri traz mais paz e harmonia ao ambiente, tornando-se uma companhia mais agradável e consequentemente uma pessoa mais bonita. Estimula a produção e a criatividade, melhorando o rendimento no trabalho e melhora ainda a ação do sistema imunológico combatendo doenças do corpo e da mente.

Essas são sugestões incríveis de como cuidar da pele. Adote-as, abandone padrões antigos e tenha uma vida mais próspera e feliz! Certamente, você se tornará mais bonito(a)!Tem mais alguma dica para deixar a pele lisinha e sedosa, e ter manter uma aparência tranquila e jovial durante todas as fases da vida? Compartilhe aqui com a gente!

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