PI 4853 - MT em Ação Agosto

Campeonato Brasileiro de Floorball acontece no próximo domingo em São Paulo

O Campeonato Brasileiro de Floorball, esporte reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional, que mistura hóquei sem patins e a ginga do futsal, acontecerá no próximo dia 19 de novembro, domingo, em São Paulo. Serão aproximadamente 80 atletas disputando o título em 22 partidas de 10 minutos. Os jogos acontecerão no Externato Nossa Sra. Menina, na Mooca e tem início às 9h30. A entrada é gratuita.

 

O título será disputado pelos times Arca (SP), Paulistana Anhagueras (SP), Paulistana Vikings (SP), Invictus (SP), Albatroz (SP), Rio de Janeiro (RJ), Hockstar (PR) e Luzeiro (MG).

 

De acordo com Rafael Pasqua Costa, presidente da Associação Brasileira de Floorball (ABF), a modalidade chegou no Brasil em 1998 e em quase vinte anos, já alcançou mais de dez milhões de pessoas, em sua maioria crianças e adolescentes. “O Campeonato Brasileiro é o principal evento do esporte, organizado pela ABF, e, nesta edição, reunirá atletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.”, explica.

 

Atualmente, o esporte é praticado oficialmente por mais de mil pessoas em 11 estados (SP, MG, RS, PR, MS, PE, AP, PA, PI, RJ e GO) em escolas, empresas e clube. A cidade de São Paulo, no entanto, é a que mais possui praticantes. São milhares de alunos de escolas públicas e privadas usufruindo de materiais emprestados pela ABF.

 

 

O Esporte

 

O Floorball surgiu na Suécia, em meados da década de 1970. Porém, jogos similares são praticados ao redor do mundo desde o Século 19, como o floorhockey (América do Norte e Inglaterra) e também o Indoor Hóckey (Austrália).

 

Similar ao hóquei, o floorball utiliza tacos e se une a fundamentos do futsal, abandonando os patins e os discos e adotando as chuteiras e bolas. O esporte exige menos contato físico que o hóquei, o que atrai praticantes por ser menos violento e oferecer menos impacto. Em jogos não oficiais é possível a formação de times mistos com homens, mulheres e crianças.

 

Atualmente, o esporte é praticado em mais de 80 países e em 64 deles há associações nacionais que organizam campeonatos amadores e profissionais. Há, pelo menos, uma entidade nacional em cada continente. O esporte também foi oficialmente reconhecido pelo COI em 2009 e teve participação nos Jogos Mundiais em 2017.

 

No Brasil

 

A prática do floorball teve início no País em 1998. Até 2017, mais de 10 milhões de pessoas já tiveram contato com o esporte tanto em experiências como por meio da imprensa. Nesse período, acredita-se que mais de 40 mil brasileiros já praticaram, principalmente crianças e adolescentes. Em 2017, 5 mil pessoas jogaram o esporte pela primeira vez. Atualmente, cerca de mil pessoas praticam-no regularmente em 11 Estados brasileiros (SP, MG, RS, PR, MS, PE, AP, PA, PI, RJ e GO) em escolas, empresas e clubes. O esporte está em expansão e sua organização civil evoluindo, com novas associações surgindo e as atuais criando clubes e federações.

 

Serviço: Campeonato Brasileiro de Floorbal

Quando: 19 de Novembro (domingo)

Horário: Início dos jogos às 9h30. Início das finais 14h30

Onde: Externato Nossa Sra. Menina

Endereço: Rua do Oratório, 2621, Água Rasa – São Paulo – SP

Entrada: Gratuita

 

Categorias:MAIS NOTÍCIAS

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

Navegação Rodapé