IPTU 2018

Governo promove capacitações para técnicos da piscicultura

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), tem fomentado a piscicultura com capacitações para os técnicos multiplicadores e veterinários.

Entre junho e novembro de 2017, com investimento de R$ 70 mil, 30 técnicos dos municípios do estado participaram em Sinop dos três módulos de capacitação continuada sobre piscicultura, com carga horária de 72 horas.

Segundo o médico veterinário da Empaer, João Vechi, o treinamento deu certo por causa da parceria da empresa com a Seaf, Senar, Mapa e a Embrapa, que é uma entidade que valida os programas técnicos da Seaf, como por exemplo o Pró Café.

Temas como avanços no cultivo do tambaqui, monitoramento da qualidade da água, uso e manutenção de oxímetros, medidores de pH e de condutividade, princípios da aeração de viveiros de piscicultura, associativismo e cooperativismo, legislação, avaliação de solo e água para piscicultura e manejo foram apresentadas aos técnicos, que também participaram ao fim de uma aula prática sobre construção de viveiros.

Segundo o secretário de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Suelme Fernandes, a piscicultura é uma ótima solução econômica no Estado. “Estamos já incentivando a piscicultura, com capacitações no Norte e Araguaia com o Pirarucu, e nosso estado tem hidrografia, gente que conhece do ramo e bom clima para que possamos voltar a ser o 1º do Brasil na produção de pescado”.

A capacitação continuada tem como objetivo, instruir de forma contínua, técnicos da assistência técnica e extensão rural, para implementação de novas tecnologias e bons modos, além de orientá-los para implantação e condução de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT).

Categorias:NOTÍCIAS

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

Navegação Rodapé