BANNER (AMARELO) QUEM CONHECE, RECONHECE  - 03/2019

Caminhada Rosa reúne advogados e sociedade em alerta ao câncer de mama

O Parque das Águas, em Cuiabá, foi tomado pela cor rosa no último sábado (20.10). É que cerca de 150 pessoas, entre profissionais da advocacia e público geral, participaram da Caminhada Rosa realizada pela Caixa de Assistência dos Advogados em parceria com a OAB-MT e Comissão de Direito da Mulher (CDM) da OAB-MT. O evento foi iniciado com a soltura de balões cor-de-rosa.
 
“Este é um momento em que o Sistema OAB Mato Grosso, junto com a sociedade, luta por uma causa nobre que é o combate ao câncer de mama. Queremos mostrar por meio da nossa Caminhada Rosa que a prática de atividade física é uma das principais formas de combate ao sedentarismo, considerado, atualmente, fator de risco da doença”, explica o presidente da CAA/MT, Itallo Leite.
 
O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, parabenizou a Caixa dos Advogados pela iniciativa. “É a partir de ações como essa que conseguimos levar à consciência de cada um a necessidade da prevenção. Não podemos mais ter preconceito em abordar o tema e a Caixa está de parabéns ao desempenhar muito bem o seu papel social”.
  
Homens e mulheres presentes ao evento participaram de uma breve, mas muito esclarecedora, conversa com a profissional do Hospital de Câncer Haracelli Leite. Ela lembrou que o câncer de mama é uma realidade que acomete mais de 60 mil mulheres ao ano no país, mas que a doença não é exclusividade do sexo feminino. “É preciso que os homens também estejam atentos porque a doença pode sim acometer esse público”.
 
Segundo ela, genética, alimentação inadequada e sedentarismo são alguns dos fatores de risco do câncer de mama. Já os hábitos de vida saudável, atividade física e realização do rastreio e exames como a mamografia são vistos como fatores de proteção. “Muitas pessoas desconhecem, mas o Hospital de Câncer faz mamografias, gratuitamente, sem encaminhamento médico, para mulheres com idades entre 40 e 69 anos. É só ligar e agendar”.
 
A advogada Sandra Figueiredo Santiago Sinohara compareceu ao Parque das Águas e aprovou a ideia da caminhada. “Gosto de eventos que ressaltam a importância da atividade física para a saúde. O mais legal também da caminhada foi a participação da profissional do Hospital de Câncer. Fantástica a apresentação dela. Em cerca de 10 minutos, ela passou importantes informações de forma clara, objetiva. Se este evento da Caixa dos Advogados tiver salvado uma vida, já terá valido a pena a sua realização”.
 
Para a advogada Tenille Fontes, ações de conscientização devem ser sempre realizadas ao longo do ano. “Precisamos levar a informação às pessoas. Muitas desconhecem que com gestos simples e sem qualquer custo financeiro, como o autoexame das mamas, é possível prevenir ou detectar a doença no começo. É preciso acabar com a ignorância e o preconceito. As mulheres têm que se tocar, sem medo”.
 
Também participaram do evento o vice-presidente da OAB-MT, Flávio Ferreira, o presidente da Comissão do Jovem Advogado (Cojad) da OAB-MT, Mário Medeiros Neto, a secretária-geral adjunta da OAB-MT e presidente da CDM, Gisela Cardoso, e a diretora da CAA/MT e membro da CDM, Clarissa Lopes. 
 
Além da caminhada pela pista do parque, uma equipe da Drogaria Rosário (empresa conveniada à CAA/MT) aferiu pressão arterial e disponibilizou testes de glicemia e bioimpedância. O evento teve o apoio da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer, Drogaria Rosário, Lebrinha, Hospital de Câncer de Mato Grosso, Embaúval Festas Eventos e Locações e Fórmula Academia.
Categorias:MAIS NOTÍCIAS

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

Navegação Rodapé