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CDL Cuiabá tem serviço gratuito de alerta e monitoramento para quem perdeu documentos no Carnaval

Os feriados prolongados são épocas propícias para as pessoas perderem seus documentos ou serem vítimas de furtos e roubos. Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que 21% dos consumidores foram vítimas de fraudes ou transtornos no Carnaval do ano passado. Para minimizar esses riscos, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), oferece, gratuitamente, dois serviços que dá ao consumidor a oportunidade de manter seus documentos em segurança. Trata-se do “Alerta de Documentos” e do “SPC Avisa”.

Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, certidão de nascimento, passaporte, cheques, cartões de crédito, entre outros, o consumidor pode comparecer, pessoalmente, até um balcão de atendimento de uma CDL munido com o boletim de ocorrência e com o comprovante de endereço. Com isso, o risco de fraudes é reduzido, já que os mais de 1,2 milhões de estabelecimentos comerciais da Rede do SPC Brasil, ao conceder crédito, terão acesso a essa informação.

“Isso significa que se algum estelionatário tentar se passar pelo consumidor utilizando seus documentos em algum estabelecimento comercial que consulta a base de dados do SPC Brasil, o lojista será avisado da perda de documentos e, deverá pedir mais informações para se certificar que se trata do real dono do documento”, conta o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

O superintendente explica ainda, que além do Alerta de documentos, a CDL Cuiabá também está liberando gratuitamente por 30 dias o SPC Avisa. “Com esse outro serviço, o consumidor é avisado por e-mail, em até 24 horas, sobre qualquer movimentação suspeita em seu documento, como consulta para a realização de compras a prazo, verificação de nome restrito, inclusão de registros de inadimplência, alteração de dados cadastrais, entre outros”, disse.

De acordo com Granja ainda, o “SPC Avisa” monitora movimentações do CPF, mas também pode monitorar do CNPJ. “Os benefícios desse produto são imensos, pois através dele é possível se fazer a prevenção imediata de alerta sobre indícios de fraudes, além da agilidade e praticidade, já que diante de qualquer problema o sistema envia imediatamente um e-mail ou conforme o plano pode enviar até mesmo um SMS para o cidadão ou empresário que possui o serviço. Quem tiver interesse em adquirir um desses produtos, procure um dos nossos balcões de atendimento e se informe sobre os procedimentos”, explicou ele.

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