CAMPANHA NOTA CUIABANA - IMAGINE

JOGOS ESTUDANTIS – Alto Garças abre a edição deste ano dos Jogos Escolares da Juventude

Em maio começa a edição 2019 dos Jogos Escolares da Juventude, a maior competição estudantil de Mato Grosso. Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso. O evento está com calendário e municípios-sedes definidos.

Com participação de instituições de ensino públicas e particulares, a realização dos Jogos busca fomentar a prática de atividades esportivas educacionais e desenvolver habilidades esportivas em jovens na fase escolar. A previsão é que cerca de 12 mil estudantes participem como competidores nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso.

Ciclismo. Atletas/estudantes mato-grossenses, já se preparam em fase estadual para a grande seletiva estadual, que acontece no mês de setembro, tendo como sede a cidade de Várzea Grande.

A Federação Mato-grossense de Ciclismo, já sinaliza com um grande número de ciclistas/estudantes, nas idades de 12 a 17, anos nos naipes masculinos e femininos. A seletiva de Cuiabá ocorre no mês de maio.

Ciclistas de Tangara da Serra, Rosário Oeste, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres e da cidade sede, já confirmaram presença. Manoel Lima, dirigente da FMTC, avalia que Mato Grosso volta a competir por medalhas em nível nacional neste ano de 2019.

“Nos só vamos arbitrar as três disciplinas, que são: Contra relógio individual, prova por pontos (tipo Australiana) e resistência. Mato Grosso, sempre obteve excelentes resultados nos Jogos Escolares Brasileiro, em temporadas passadas”, cita o dirigente.

Neste ano, a programação envolve as duas etapas – estadual e regional – e antecede as fases nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A etapa regional – que abrange todos os municípios das 10 regiões esportivas do Estado – começa em maio e vai até o final de junho, contemplando as modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

Nas duas etapas participarão estudantes com idades entre 12 e 17 anos, que são divididos em duas categorias. Adolescentes de 12 a 14 anos fazem parte das equipes da Categoria B. Já categoria A agrupa os jovens com idade entre 15 e 17 anos.

No dia 03 de maio, os municípios das regiões sul e sudeste abrem a competição em Alto Garças, sede regional para as competições dos estudantes da categoria B. Já os jovens dessas duas regiões que fazem parte da categoria A farão as disputas no município de Poxoréu, de 31 de maio a 05 de junho.

O restante da programação da fase regional reúne estudantes das duas categorias de faixa etária, divididos apenas por região esportiva.

As escolas campeãs em suas respectivas regiões avançam para a etapa estadual, que acontecerá de julho a setembro. Nessa nova etapa, além das modalidades coletivas, os esportes individuais também passam a fazer parte das competições.

A modalidade individual poderá contar com representantes de xadrez, tênis de mesa, badminton, ciclismo, luta olímpica, vôlei de praia, ginástica rítmica, natação, judô e atletismo.

A realização dos Jogos Escolares da Juventude conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e dos municípios-sede do evento.

Etapa Regional – inscrições

Para participar da etapa regional, cada município mato-grossense precisa realizar a fase municipal da competição para definir a(s) escola(s) que o representará nos Jogos Escolares.

A inscrição do município será feita por envio de e-mail à Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer, relacionando as escolas, no mínimo duas modalidades, gênero e categorias de participação. Também será necessário o envio de um mapa com resumo quantitativo das delegações.

Todos os formulários já estão disponíveis no site www.esportes.mt.gov.br – A adesão dos municípios pode ser feita a partir do dia 29 de março e vai até 10 dias antes do início da competição em suas respectivas regiões.

De acordo com o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, as informações vindas dos municípios serão fundamentais para a organização do evento. “Nossa equipe está se preparando para receber as inscrições. Vamos tomar as medidas necessárias para que o mais importante calendário esportivo estudantil do Estado seja cumprido com sucesso”.

Para o secretário da Secel, Allan Kadec, os Jogos Escolares da Juventude trazem inúmeros benefícios por isso é uma das prioridades da pasta. “O evento movimenta os municípios, mobiliza a comunidade escolar, favorece o intercâmbio e ajuda a revelar novos talentos. Sem contar que fortalece o esporte educacional, um meio para a formação integral da cidadania”, evidencia Allan.

Categorias:NOTÍCIAS

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

Navegação Rodapé