ARENA PANTANAL – Secel tenta emplacar jogos da Série A e outros grandes eventos em Cuiabá

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec

Colocar a Arena Pantanal em evidência e torná-la palco frequente de grandes acontecimentos como jogos da Série A do Campeonato Brasileiro e da Libertadores é uma das metas da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que pretende realizar um evento importante a cada três meses.

É o que tem em mente o secretário da pasta, Allan Kardec, que quer a utilização do espaço para que a arena não fique abandonada. Ele revelou que a Secel já está em diálogo com a Confederação Brasileira de Futebol para a realização de alguns jogos envolvendo grandes clubes da Série A no segundo semestre deste ano. Também está nos planos a busca por uma apresentação da seleção brasileira principal na Arena.

Na coletiva realizada junto com organizadores do amistoso entre Corinthians e Flamengo, marcado para o dia 18 de maio (categoria master), o secretário afirmou o interesse em aproveitar a Arena para a realização de grandes shows internacionais.

Ele lembrou que o Estado realizou um grande concerto na área externa do estádio denominado ‘Mato Grosso de todos os ritmos’, com orquestra sinfônica da UFMT e ainda artistas regionais que serviu como experiência.

“Pretendemos utilizar a Arena Pantanal de três a quatro vezes por ano, aproveitando os intervalos entre o Campeonato Estadual e o Brasileiro”, afirmou Allan Kardec que já tem estratégias para uso do local para outros fins, como shows, preservando o gramado. A ideia é aproveitar os espaços em volta do campo, nas linhas de fundo no setor Norte e sul, e também nas laterais no setor Leste, onde comportaria um grande público.

Entorno da Arena Pantanal já é utilizado para eventos noturnos esporadicamente. Espaço pode ser melhor adequado

O secretário sugere que “se colocarmos um palco encostando na trave na ala norte ou ala sul, ele vai ter um espaço de até 14 metros para ele ter uma arquibancada liberada pra show comportando 9 mil pessoas, já no setor leste, cabe 12.500 pessoas, então não necessariamente precisamos fazer só dentro do gramado os eventos e podemos fazer nas laterais”.

ARENA LIBERADA – Kardec falou sobre os investimentos de mais de R$ 300 mil que já foram feitos em pequenos reparos recomendados pelo Corpo de Bombeiros e pela Vigilância Sanitária para garantir o calendário de jogos no estádio.

“Acabamos de conseguir o alvará de segurança contra incêndio e pânico válido por dois anos. Atendemos as necessidades para assegurar o pleno funcionamento nos dois maiores setores da Arena, o leste e o oeste”, disse o secretário afirmando que a expectativa é de que em até 120 dias sejam liberados os outros dois setores da Arena. Por enquanto, a capacidade está limitada em 25 mil pessoas.

Ao afirmar que ‘tudo está sendo bem pensado’, Kardec revelou que a Secel trouxe na semana passada, um consultor do Allianz Parque, estádio do Palmeiras em São Paulo, que é a arena multiuso mais utilizada da América Latina, para que pudesse conhecer e avaliar o espaço para seu uso interno e também externo.

Dessa forma, é provável que seja feita uma parceria para a utilização dos espaços. “Está errada essa história de que a arena não tem condições para nada. Pelo contrário, a arena é multiuso e terá todas as garantias que não vai atrapalhar o calendário do futebol e que o gramado não será prejudicado.

Além disso, temos o seguro e vamos colocar o tablado que é utilizado no Allianz Parque, que consegue fazer fotossíntese e também consegue ser irrigado durante a noite, diferente dos tablados que era usado antes e tampava a grama, pois abafava e não fazia fotossíntese”, explicou o secretário.

A Secel também tem um projeto de fechar toda a arena, com uma guarita de entrada e uma guarita de saída, e ter melhorias como duas quadras poliesportivas, playground, pista de skate, pista de caminhada no entorno da arena e um grande projeto está sendo apresentado ao governador para que possa ter um grande parque, e esse parque estadual se chamar Parque Arena.

 

Categorias:NOTÍCIAS

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

Navegação Rodapé