MATO GROSSO – Recorde de representantes na Copa das Federações de Tênis

Tenista Lara Bela – Crédito Junior Martins

Lara Bela Santos, 14 anos de idade, e Livas Eduardo Damazio, de 9 anos, serão dois dos 16 representantes de Mato Grosso na Copa das Federações de Tênis 2019, que ocorrerá de 20 a 23 de julho, no Praia Clube, em Uberlândia (MG), uma competição organizada pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e que tem o objetivo de definir o estado campeão nacional.

E MT enviará um grupo com meninas pela primeira vez e terá a maior equipe de seu histórico no torneio.

De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT), Rivaldo Barbosa, os melhores resultados de MT na Copa das Federações foram obtidos no ano passado (em 2018), quando foram enviados treze tenistas e se conquistou o 11° lugar com 18 pontos.

E, segundo ele, resultados que devem ser superados em 2019, com o envio de uma equipe de 16 tenistas, sendo 11 masculinos e cinco femininos, e a busca por um melhor placar final.

“Ficamos na 16ª posição em 2016 e 2017 e avançamos à 11ª posição em 2018. Um avanço significativo para nosso estado, pois temos uma comunidade menor de tenistas, se compararmos com, por exemplo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Eles enviam equipes maiores e com muitas meninas, mas o tênis de MT tem crescido nos últimos anos e isso se refletiu na delegação que representará o estado neste ano”, comentou o presidente, Rivaldo Barbosa.

Para uma das tenistas que representará MT na Copa das Federações, Lara Bela Frederico Santos, de 14 anos, essa será a primeira vez que competirá fora do estado.

Ela começou a praticar tênis aos sete anos, deu uma pausa por alguns anos, retornou ao tênis e estreou nas competições em 2018.

Tem disputado o Circuito Estadual de Tênis desde o ano passado e obteve bons resultado neste ano. Está em 1° lugar no ranking mato-grossense na 2ª Classe Feminina.

“Comecei a praticar tênis por incentivo dos meus pais, não gostava muito no início, mas agora acho uma das melhores sensações da vida. Disputo o estadual de tênis em duas categorias, na 1ª e 2ª Classe, e tenho atingido bons resultados. E meu professor me convidou para participar de uma seletiva que definiria quais seriam os tenistas que representariam Mato Grosso na Copa das Federações. Eu participei, fui aprovada e vou competir”, contou a tenista, Lara Bela Santos.

A mãe da tenista, Carmen Elizabeth Frederico de Almeida, fala que o esporte auxiliou a filha a superar o falecimento da irmã mais velha.

“Ela sempre foi uma menina alegre, mas a morte da irmã fez ficar um pouco tristinha e pelos cantos da casa e o tênis ajudou a se recuperar. O tênis deu força mental e ajudou a focar nas atividades diárias e a deixar um pouco de lado a questão da morte. E também influenciou positivamente no rendimento escolar”, disse a mãe.

Outro tenista representante, Livas Eduardo Damazio, um cuiabano de 9 anos, já compete por todo o país, conquistou seis troféus neste ano, mas será a primeira vez nesse torneio.

Ele foi vice-campeão na 3ª etapa do Circuito Estadual de Tênis de MT, nas categorias 10 anos e 4ª Classe, foi vice-campeão de simples e campeão de duplas no Brasil Junior Cup, na categoria 9 anos, foi campeão de duplas no 49° Banana Bowl e foi campeão na 2ª etapa do Circuito Sul-Brasileiro.

Delegação – Mato Grosso será representado na Copa das Federações de Tênis pelo seguinte grupo: Livas Eduardo Damazio e Enzo Galvão (na categoria 9 anos); Leonardo Storck e Mateus Formiga (categoria 10 anos); Ruan Santana e Carlos Eduardo (na 12 anos); Rafael Araújo, Giovanne Romio e Renato Bataglini (na 14 anos); Kaue Noatto e Lucas Berte (na categoria 16 anos); Giulia Romio e Carolina (na 12 anos feminina); Tamy Ayumi, Maite e Lara Bela Santos (na 16 anos feminina).

Retrospecto – A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) promove a Copa das Federações de Tênis, uma competição entre estados, com o objetivo de definir qual deles será o campeão brasileiro do respectivo ano.

E, nos últimos anos, MT já se classificou em 14° lugar (em 2014) com 13 pontos, 15° lugar (em 2015) com 10 pontos, 16° (em 2016) com seis pontos, 16° (em 2017) com onze pontos e 11° lugar (em 2018) com 18 pontos. Mais informações disponíveis no Facebook da FMTT.

Circuito Estadual de MT – A Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT) fomenta duas competições em Mato Grosso, o Circuito Estadual de Tênis com 16 torneios e o Circuito de Duplas de Tênis com seis torneios.

E a 6ª etapa do Circuito Estadual de Tênis, o torneio Copa Borges de Tênis, será feito de 25 a 29 de junho, no Cuiabá Tênis Clube, em Cuiabá, e a 2ª etapa do Circuito de Duplas de Tênis, o torneio Copa Círculo Militar de Duplas, será de 6 a 9 de junho, no Círculo Militar, em Cuiabá.

Categorias:NOTÍCIAS

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

Navegação Rodapé