Presidente da Federação Mato-grossense de Desporto Escolar e Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Vila Bela agradecem Secel
Fotos: Dinalti de Oliveira Miranda “Tuiuiú”
O secretário municipal de Esporte e Lazer do município de Vila Bela da Santíssima Trindade Adelson Lino Poquiviqui da Silva, convidado da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) para ser coordenador das equipes de ginástica e natação nas disputas dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s 2021) no Rio de Janeiro, falou sobre a participação do estado no evento.
“Mato Grosso foi muito bem representado no Rio, graças ao Governo do Estado por meio dos secretários Beto Dois a Um e Jefferson Carvalho Neves que retomaram a edição dos Jogos Escolares em nosso estado e endereçou todos os enpenhos para que nossos atletas/estudantes de 12 a 14 anos participasse desse evento nacional que também é retomado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) no Rio”, disse.
Ainda de acordo com Adelson da Silva. Beto Dois a Um e Jefferson Carvalho Neves designou uma equipe da Secel comprometida para zelar por nossa delegação composta de mais de 250 atletas/estudantes de vários municípios de Mato Grosso. “O Adriano de Oliveira e o Marcelo Cruz foram fundamentais no diálogo com os membros do CBDE em defesa de nossa delegação no Rio, graças a eles fomos muito bem recepcionados e obtivemos excelentes resultados nas disputas”, frisou.
Para encerrar suas palavras o secretário Adelson Lino Poquiviqui da Silva fez questão de endereçar um agradecimento especial ao prefeito de Vila Bela, André Bringsken, que tem a visão muito ampla no que tange a área esportiva e assim disponibilizou junto ao Estado sua participação na retomada dos JEB’s de 12 a 14 anos – fase nacional, no Rio de Janeiro.
Outro também que ressaltou a participação do Estado nos JEB’s foi o presidente da Federação Mato-grossense de Desporto Escolar, João Bosco Delamônica, destacando que Mato Grosso teve uma participação muito positiva devido aos trabalhos que o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer desenvolve no estado, principalmente com a retomada dos Jogos Escolares Mato-grossenses que definiram os representantes do estado nos JEB’s.
“Mato Grosso é um celeiro na revelação de novos talentos para o esporte, e o governador Mauro Mendes bem como os secretários Beto Dois a UM (Secel) e Jefferson Carvalho Neves (Sael) foram corajosos em reeditar os Jogos Escolares em Nosso estado e também editou vários projetos que objetivam e incentivam o esporte em um todo como projetos do bolsa atleta em várias categorias, bolsa técnico, ponto do esporte entre outros para o fomento do esporte em nosso estado”, frisou.
Bosco Delamônica vai mais além ao afirmar que os JEB’s retomou e agora vai ser editado anualmente e apesar da crise da pandemia da Covid-19, teve alguns transtornos no começo, mas nada que comprometesse o brilho da competição, principalmente nas cabeças desses novos talentos inscritos nos jogos.
“É um evento para crianças e adolescentes de 12 a 14 anos em uma das mais belas cidades do País. a participação dessas crianças jamais serão esquecidas e é preciso reconhecer os trabalhos de toda equipe da Secel, do Governo do Estado, dosi pais e responsáveis pelas crianças e também pela CBDE que acreditou no sucesso da competição”, argumentou.
O presidente da Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE) destacou que o trabalho do Governo do Estado precisar criar oportunidades na especialização de técnicos e árbitros oferendo curso e também o de fomentar a prática das modalidades coletivas como basquete, futsal, handebol e vôlei entre outros nos municípios e também na baixada cuiabana. “Volto a afirmar que Mato Grosso é celeiro na revelação de novos talentos no esporte em um todo, falta a realização de mais eventos esportivos em nosso estado”, finalizou.