As obras expostas são frutos da persistência de mulheres em aprender uma atividade que possa reverter em renda familiar
Com objetivo de apresentar ao público as produções realizadas por artesãs que integram o programa social “Mulheres Empreendedoras”, está sendo realizada no Várzea Grande Shopping uma mostra com variados itens que foram confeccionados durante o curso de capacitação.
As obras expostas são frutos da persistência de mulheres em aprender uma atividade que possa reverter em renda familiar, e de também se tornar empreendedoras no mercado de trabalho.
“São dezenas de produtos elaborados manualmente, por isso exibe mais detalhes, além de serem atrativos para o público que reconhece e faz questão de ter em casa uma peça artesanal. A qualidade das peças também faz a diferença”, destacou a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.
Ela explica que a ideia da mostra foi apresentar à sociedade o programa “Mulheres Empreendedoras” e também fazer, em grande estilo, o encerramento do curso, que volta a ser desenvolvido em 2022, com nova roupagem e com a extensão dos cursos, beneficiando um número maior de mulheres.
“Em função da pandemia vários projetos sociais foram suspensos em 2020, passados 18 meses voltaram a ser desenvolvidos com um número menor de participantes e com capacidades limitada. A meta para 2022 é ampliar o alcance do projeto, ofertando novos cursos e criando novos polos de atendimento”, ressaltou a secretária.
A primeira-dama de Várzea Grande, Kika Dorilêo Baracat disse que se surpreendeu com a qualidade dos produtos confeccionados pelas mulheres que integram o projeto.
“Visitei alguns polos e pude constatar in loco o trabalho desenvolvido por cada aluna, e a autonomia que esses cursos trazem para a vida dessas mulheres. Um dos objetivos desta gestão é o de promover e despertar o empreendedorismo em cada uma das alunas participantes deste projeto que ganhou o meu respeito e a minha admiração”.
Kika Dorilêo visitou a mostra dos produtos no Várzea Grande Shopping e convidou a população para prestigiar esse evento que marca também o encerramento do programa “Mulheres Empreendedoras”, neste ano de 2021.
“Além de serem fabricados com design exclusivo, em cada peça há amor, determinação e esperança de dias melhores. E se você não conhece as características e a durabilidade de produtos feitos à mão, essa é uma das razões para visitar a exposição”.
A coordenadora do ‘Mulheres Empreendedoras’, Ellen Carla da Costa, explicou que os cursos, na forma presencial, foram retomados em setembro e que a tradição de uma grande festa de encerramento, com exposição e comercialização das peças não será realizada neste ano, em função das medidas de prevenção ao Covi-19. “Porém essa mostra, neste espaço aberto motivou as alunas que já estão inscritas para os novos cursos que serão realizados no próximo ano. E esse é o nosso desejo”.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, a mostra – que teve início neste sábado (18) segue neste domingo – e pode ser conferida no segundo piso do shopping de Várzea Grande.