A edição do 1º Tour Cuiabá e Várzea Grande de ciclismo vai movimentar a Baixada Cuiabana neste domingo (1º) e segunda-feira (2) com a realização de duas etapas. Cerca de 200 ciclistas de estradas do Brasil inteiro estão confirmados e a primeira largada é às 6h30 de domingo na Passagem da Conceição, em Várzea Grande.
De acordo com Ruy Marinho, responsável pela organização, com aval da UCI – União Internacional de Ciclismo – o 1º Tour, inédito aqui no Estado e também no Brasil, pois devido a pandemia do Covid 19, todos os eventos da categoria deste ano foram canceladas. “Devido a pandemia não houve nenhum evento no Brasil e a ansiedade dos atletas em participar de uma prova oficial, chamou atenção de vários campeões nacional e internacional para a prova”, destaca Marinho.
A prova de domingo com um percurso de sete quilômetros num total de 80 km terá largada às 6h30, onde os ciclistas terão no máximo três horas para concluir as voltas que totalizam os 80 km. “Essa prova de domingo vale também como seletiva para a de segunda-feira, que terá um total de 120 quilômetros, sendo oito voltas de 15 km cada. O atleta que não conseguir fazer os 80 km em três horas está fora da etapa de segunda”, explica o coordenador.
A prova de domingo terá a participação de 200 ciclistas do País inteiro e a largada e chegada é da Passagem da Conceição. Já a de segunda-feira terá largada e chegada em frente ao bife Leila Malouf, na estrada da Guia. As provas serão disputadas por equipes no masculino e feminino. A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) apóia a realização do 1º Tuor Cuiabá/Várzea Grande.
Ruy Marinho confirmou a participação do campeão pan-americano João Gaspar, presente em várias etapas do pró tour na Europa, de uma ciclista feminina da seleção brasileira e também de vários atletas da seleção, inclusive de Maurício Knapp que estarão presente na prova aqui de Cuiabá e Várzea Grande. “É um evento de alto nível e vai reunir os principais ciclistas da categoria de nosso país”, finaliza Marinho.