A Escola Estadual em Tempo Integral Manoel Gomes, de Várzea Grande, terminou como vice-campeã nos Jogos Escolares Mato-grossenses em Sorriso
A conquista da medalha de prata nos Jogos Escolares Mato-grossenses se transformou em ouro para a Escola Estadual em Tempo Integral de Várzea Grande através da atleta destaque dos jogos, a jovem Kethellyn Vitória, contemplada pelo programa Olimpus do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer com o projeto Bolsa Atleta. Na decisão final perdeu para Escola Estadual Mário Abrão Nassarden, de Nobres.
De acordo com o professor/técnico Rafael França, as meninas foram umas guerreiras e graças a força de vontade de cada uma, dos pais, da diretora da escola conseguiram chegar na fase final dos jogos e ser coroada com a atleta destaque da competição. “Nem espaço para treinar minha escola possui, no bairro da Manga. Temos que treinar no colégio do município no bairro Jardim Glória. Treinamos poucas vezes e chegamos na final, é uma conquista inesquecível”, comemora o professor.
Ainda de acordo com Rafael França, pela primeira vez a escola participa dos Jogos Escolares graças ao apoio da diretora Luciana Fialho, dos pais que confiaram na idéia e depositaram total confiança nas pessoas que estavam envolvidos na competição. “Perdemos a final mas ganhamos experiência, foi muito compensador e só tenho a agradecer ao pessoal da Secel-MT, do pessoal aqui de Sorriso, uma organização que merece ser destacada e que novas edições desse porte sejam realizados em nosso estado”, argumentou.
O professor/técnico confirmou também um projeto denominado de “Pés de Ouro” com o objetivo de fomentar o esporte para alunos e comunidades em geral de 10 a 17 anos e busca parceria junto a iniciativa privada e órgãos públicos para alavancar o projeto. “Temos que criar oportunidades para nossas crianças e adolescentes saírem da ociosidade e nada como a prática do esporte para atrair a atenção deles”, frisou.
O professor disse ainda que uma parceria do Projeto da Associação de Futsal Pés de Ouro com a Escola Estadual Manoel Gomes, localizada no bairro da Manga em Várzea Grande, revelou a Atleta Destaque Kethellyn Vitória nos Jogos Escolares Mato-grossenses em Sorriso, onde foi contemplada com uma Bolsa Atleta por um ano e receberá 800 reais mensal de janeiro a dezembro de 2022.
“A rotina de treinos e mais treinos vindo e voltando morando em Cuiabá, porém estudando e treinando em Várzea Grande, ficamos com a medalha de prata, somos a segunda melhor equipe do Estado, porém essa Bolsa Atleta é como se fosse uma medalha de ouro”, confessou o professor.
Rafael França que está a frente do Projeto Pés de Ouro que tem uma Importância enorme nesse resultado, pois algumas atletas foram para a Escola devido ao Projeto de Futsal que a Escola Estadual Manoel Gomes abre as portas para fazer a parceria.
Na Escola Estadual em Tempo Integral Manoel Gomes não tem quadra de esportes para os alunos treinar e através do projeto da Associação de Futsal Pés de Ouro foi feito um Ofício para a Secretaria Municipal de Esportes para conceder por três dias a quadra da escola no bairro Jardim Glória para os alunos treinarem e deu certo.
“Mesmo com muitas dificuldades e ficar em 2° lugar e ter uma atleta Destaque sendo contemplada com a Bolsa Atleta, isso já é muito gratificante para nós”, frisou.