A campanha foi lançada nesta terça-feira (05) pelo primeiro-secretário Eduardo Botelho (DEM) e os deputados Wilson Santos (PSDB) e Janaína Riva (MDB)
A campanha Outubro Rosa foi aberta oficialmente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso nesta terça-feira (5) pelos deputados primeiro-secretário, Eduardo Botelho (DEM), o 2º vice-presidente, Wilson Santos (PSDB), e a 2ª secretária, Janaína Riva (MDB).
Na noite dessa segunda-feira (4), o governo do Estado inaugurou oficialmente o Outubro Rosa com o lançamento de uma unidade móvel no Hospital Estadual Santa Casa para a realização de exames preventivos para detectar a doença no estágio inicial.
A deputada Janaína Riva destacou a parceria da ALMT com o MT Mama, que já dura 123 anos. Ela disse que a Assembleia tem colocado o assunto como pauta prioritária, desenvolvendo ações de divulgação.
“A gente sabe que o câncer de mama é muito factível de cura desde que seja diagnosticado precocemente. Então, essa parceria com a Assembleia tem esse objetivo, a nossa campanha, a Assembleia toda rosa, as campanhas institucionais vinculadas. Estamos com o objetivo de salvarmos mais vidas com o diagnóstico precoce”, afirmou a deputada.
Janaína ressaltou que a parceria com o MT Mama deve ser ampliada junto com os agentes de saúde nas unidades básicas de saúde ajudando no diagnóstico, incentivando as mulheres a buscarem atendimento, explicando as mulheres como fazer em casa o exame.
“São formas de nós diagnosticarmos o quanto antes esta doença que pode ser combatida desde que seja diagnosticada de forma precoce”, reforçou.
Ao comentar a informação de que há dois anos o município de Cuiabá não realiza os exames de forma gratuita, a deputada Janaína Riva aproveitou para pedir ao Governo do Estado que regulamente o projeto do mamóvel.
“Porque imagine você, está difícil na Capital e na Baixada, a dificuldade que a gente encontra no interior do estado. Muitos municípios têm pedido para a gente, até porque aumentou muito o número de mulheres na política, muitas vereadoras, a maioria tem cobrado o mamóvel”.
A lei que implanta o sistema de mamografia móvel, de autoria de Janaína, foi promulgada em julho pelos deputados e aguarda regulamentação do Governo do Estado. O objetivo do mamóvel é atender de forma itinerante as mulheres no interior do estado que necessitam fazer o exame.
Ela explicou que o mamóvel tem que ser utilizado via consórcio. “Por isso gente sabe que o projeto do mamóvel é tão importante e a gente cobra muito do governo essa regulamentação para que ele possa circular entre o consórcio atendendo vários municípios. Assim a gente não fica com o aparelho, de uso esporádico, parado, um aparelho tão caro como esse podendo salvar vidas”.