Quase 1.200 casais participaram de cerimônia de casamento nesse domingo (10), no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, na ação ‘Casamento Abençoado, projeto feito através da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF) e da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC).
O objetivo era proporcionar de forma gratuita a regularização civil matrimonial de casais com renda total de até três salários mínimos e que estão cadastrados no CAD Único.
O custo do processo cartorial para a oficialização da união civil dos inscritos foi quitado pelo estado, em parceria com o Tribunal de Justiça, Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg), Defensoria Pública e Ministério Público.
Cada casal teve o direito de levar duas testemunhas e mais dois convidados, além de crianças. A ação contou com aproximadamente 8 mil pessoas entre noivos, acompanhantes e voluntários.
O evento seguiu as medidas de biossegurança. Na entrada, os noivos receberam um kit com álcool em gel, máscara de proteção e um leque. Os casais também tinham à sua disposição um camarim para a preparação de maquiagem, unha e cabelo, e também uma equipe de costura caso precisassem.
O local também contou com 30 cenários para fotos onde os casais puderam eternizar esse momento junto com suas testemunhas e convidados. Foram distribuídos lanches, água, suco e refrigerante às pessoas presentes no local. Ao final da cerimônia houve o grande brinde e uma chuva de papel picado.
O repertório musical ficou por conta do Corpo Musical da Polícia Militar, com as participações especiais do Corpo de Bombeiros e dos cantores Anselmo e Rafael e Seleucia dos Anjos.