Rodrigo Poderoso de Souza, 50 anos, paulista de nascença mudou para Cuiabá há três meses, mas já residiu no exterior por mais de 10 anos
Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás os Monte e Alto Douro-UTAD, Vila Real, em Portugal, o ex-atleta de Jiu-Jitsu, MMA, Judô, entre outras modalidades, Rodrigo Poderoso de Souza, aos 50 anos, natural de São Paulo, Capital, mudou para Cuiabá há menos de 100 dias. É um colecionador de medalhas não somente no Brasil como em outros países.
Residiu por mais de 10 anos fora do Brasil, foi um dos primeiros brasileiro civil a integrar o Exército Americano, onde foi professor e afirma com todas as letras que em seus quase três anos como professor mais aprendeu que ensinou. Ex-atleta de natação, faixa preta no judô, jiu-jitsu, MMA (vale tudo), é um colecionador de medalhas por onde passou.
Perdeu as contas de quantas troféus e medalhas ganhou nos mundiais que disputou aqui no Brasil, Estados Unidos, Portugal entre outros países nas modalidades na natação, judô, jiu-jitsu, MMA. “Conheço vários países por conta do esporte. Eu sou um amante do esporte, sinônimo de uma saúde saudável ao ser humano. Já escrevi vários artigos científicos relacionados aos benefícios que trazem às pessoas que praticam alguma atividade física, seja infantil, adolescente, adulta ou mesmo na melhor idade”, argumenta.
Os artigos de Rodrigo Poderoso de Souza foi publicado em centenas de revistas científicas especializadas em todo o mundo e somente este ano tem registrado que foi publicado em 185 edições diferentes em vários países. Professor de Educação Física e Doutor em Ciência do Esporte no ano de 2010 em Portugal e em 2017 fez mestrado na Universidade Tras Monte Alto Domo (UTAD) também em Portugal, na cidade que fabrica o melhor vinho, o Vinho do Porto.
Em São Paulo Rodrigo Poderoso de Souza acumulou várias conquistas no Campeonato Brasileiro, Sul-americano e pan-americano de Jiu-Jitsu, várias vezes campeão nos EUA no Campeonato Naga, um dos mais disputado no pais do Tio Sam, participou de 25 lutas de MMA, onde acumulou 19 vitórias, cinco derrotas e um empate, entre outras conquistas.
Foi professor do Army, Exército Amirica onde treinou a Swat dos Estados Unidos, professor universitário, congressista, possui um Projeto na Saúde denominado ‘Exercício Físico’ pronto para ser apresentado as autoridades competentes para ser implantado aqui no estado. “Mato Grosso é um estado promissor que tem um governo simpatizante ao esporte. Quem pratica qualquer uma atividade física regularmente tem uma saúde mais saudável, com disposição em dobro para trabalhar ou mesmo para se divertir”, argumenta.
Rodrigo Poderoso de Souza é casado com Ana Carolina Poderoso, tem três filhos – Pedro, 23 anos, Ana Beatriz, 20, e Roger de 11 anos -, irmão do Promotor de Justiça de Cuiabá, Mauro Poderoso e do Secretário Adjunto da Gestão Fazendária de Várzea Grande Régis Poderoso de Souza. “Agora já me sinto um cuiabano de coração, minha mãe também está morando aqui, e faço questão de dizer que Mato Grosso é um estado cheio de oportunidades e as pessoas devem sim se interessar por atividades físicas que faz um bem danado ao ser humano”, prega.
Servidor do Estado na Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Rodrigo Poderoso de Souza enaltece o governador Mauro Mendes e o secretário de Cultura e Esporte Beto Dois a Um pela retomada do esporte com a realização dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses em vários municípios do Estado. “Uma decisão corajosa e acertadíssima. Devido a pandemia da Covid-19 que assolou o mundo todo, e em Mato Grosso não foi diferente, os eventos esportivos foi proibido. Graças à Deus a pandemia está sendo controlada e os eventos esportivos estão acontecendo e a juventude agradece”, finalizou.