O mineiro Rafael Henrique Campos Pereira (Clã Delfos-MG), de 24 anos, quebrou nesta sexta-feira o recorde sul-americano dos 60 metros com barreiras no ISTAF Indoor 2022, realizado em Berlim, na Alemanha. O atleta venceu a segunda série semifinal com o tempo de 7.58. Na final, ficou em terceiro lugar, com 7.68, mesmo tempo do vice-campeão Koen Smet, da Holanda. O campeão foi o francês Aurel Manga, com 7.62.
“Minha expectativa era sim de correr abaixo do recorde sul-americano. Apesar de ser a minha primeira temporada indoor eu vinha treinando muito bem e consegui colocar isso em prática. Eu não estava pensando no recorde propriamente dito, mas o meu objetivo nesta temporada é avançar para as duas finais dos dois Campeonatos Mundiais, em Belgrado, indoor, e no outdoor, em Eugene”, disse Rafael, depois da prova.
O recorde continental anterior era de 7.60. O antigo dono era Gustavo Constantino, desde 17 de fevereiro de 2018.
Com o resultado, Rafael ratificou o índice para o Campeonato Mundial Indoor, que será disputado de 18 a 20 de março, em Belgrado, na Sérvia. Depois, nos dias 15 a 24 de julho, acontece a etapa de Eugene, nos Estados Unidos.
O atleta é treinado por Mauro Roberto Fonseca França desde 2011. Rafael é o atual campeão sul-americano dos 110 metros com barreiras, com a marca de 13.35 (0.7), obtida no ano passado em Guayaquil, no Equador.
No Sul-Americano de Guayaquil, Rafael Pereira ficou a três centésimos de segundo do índice olímpico nos 110 metros com barreiras, mas acabou convocado para Tóquio pelo ranking de Pontos da World Athletics. O brasileiro é também o atual campeão da prova no Troféu Brasil de Atletismo.