O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS – Assembleia aprova projeto proibindo oferta de crédito para aposentados

Muitas vezes os idosos contratam por telefone empréstimos sem a plena capacidade de conhecimento do que se está contratando

 

Paulo Araujo - O Esportivo

Deputados estaduais aprovaram, em 2ª votação, nesta quarta-feira (23), na sessão plenária o projeto de lei prevendo que aposentados e pensionistas não sejam mais incomodados com ligações indesejadas de bancos e financeiras oferecendo empréstimos em conta.

O autor deputado estadual Paulo Araújo (Progressista)  busca proibir instituições financeiras ofereçam ou fechem empréstimos, por telefone, com aposentados e pensionistas no Estado e busca proteger os idosos, em especial aos aposentados e pensionistas, de fechar contratos de forma pouco clara, por telefone, das quais podem causar dúvidas sobre os juros cobrados.

“Muitas vezes os idosos contratam por telefone empréstimos sem a plena capacidade de conhecimento do que se está contratando e a consequência é a agonia de estar vinculado a prejuízos financeiros, que geram muito estresse e em alguns casos comprometendo a saúde do aposentados”, disse o parlamentar, acrescentando que é comum o aposentado receber várias ligações por dia oferecendo empréstimos.

Ele entende que o assédio persiste e incomoda. “O projeto prevê penalidades, como advertência e multas, caso ocorra desrespeito à norma. É nosso dever aprimorar e fazer valer o direito do consumidor e proteger os aposentados e pensionistas mato-grossenses”, finalizou.

Em caso de descumprimento, a instituição financeira pagará multa de 5 mil Unidades Padrão Fiscal do Estado de Mato Grosso (UPF-MT). Se houver reincidência serão acrescidas 100% do valor da multa inicial à empresa.

O projeto segue para sanção ou veto do governador Mauro Mendes.