A Vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde do município começa na próxima segunda (11) e segue até 3 de junho
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, em Várzea Grande inicia no dia 11 de abril (segunda-feira) e vai até o dia 3 de junho, que é a data prevista para o encerramento da campanha. A Vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
Segundo o secretário de Saúde, Gonçalo de Barros as doses da vacina Influenza Trivalente, ainda serão distribuídas pelo Governo do Estado, e este ano a Campanha se dará somente em duas etapas.
“Na Primeira Etapa, que inicia no dia 11 de abril e vai até o dia 2 de maio, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já a Segunda Etapa, que vai de 3 de maio a 3 de junho, tem como público alvo crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade”, explicou o secretário.
O alerta da equipe técnica da secretaria de Saúde, aos pais, é para o caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022.
“Temos mais um desafio pela frente, e todas as vacinas são importantes na proteção da nossa população. As vacinas são seguras, são produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas das formas gripais H1N1, H3N2 e tipo B, estão disponíveis no Sistema Único de Saúde de Várzea Grande e a aplicação é gratuita”, afiançou Gonçalo de Barros.
Para evitar surtos da doença, que pode sobrecarregar os serviços de saúde e até levar à morte, a pasta alerta ainda para a importância da vacinação dos grupos prioritários.
“Todos devem se vacinar dos grupos elencados pelo Ministério da Saúde como sendo prioritários. É importante ressaltar que a vacina contra a gripe imuniza somente contra a gripe e não substitui a vacina contra o coronavírus. É importante manter a cobertura vacinal das duas vacinas conforme as orientações das autoridades de Saúde. As precauções contra o Covd-19 ainda são necessárias”, alertou o secretário.
Para quem vai se vacinar contra a gripe é necessário apresentar a carteira de vacinação e ou um documento de identificação com foto, ou documento de identificação da classe trabalhista.