Classificado com quatro rodadas de antecedência, o Cuiabá pela primeira vez em 7 temporadas que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro chegará a 2ª fase da competição nacional.
Na fase mata-mata, o regulamento prevê o cruzamento entre o 1º colocado do grupo A contra o 4º colocado do grupo B, o 2º do A contra o 3º do B, 3º do A contra 2º do B e, por fim, o 4º do A contra o 1º do B.
O Dourado neste momento ocupa a 3ª colocação do grupo B com 29 pontos mas com possibilidades de alcançar os dois primeiros lugares da chave que estão sendo ocupadas por Operário-PR e Botafogo-SP, respectivamente.
O objetivo da diretoria cuiabanista é pular ao menos uma posição na tabela para que a decisão da disputa pelo acesso seja realizada em casa, na Arena Pantanal. Para que isso aconteça, os mato-grossenses precisariam vencer o já classificado Bragantino fora de casa e torcer por um tropeço do Botafogo-SP que visitará o Tombense em Tombos-MG e/ou por uma derrota do Operário-PR diante do Luverdense em Lucas do Rio Verde.
No grupo A já estão praticamente definidos os quatro classificados, faltando somente, a ordem dos clubes na chave. No momento o Náutico-PE ocupa a liderança com 30 pontos, seguido pelo Atlético Acreano com 27, Santa Cruz-PE com 25 e Botafogo-PB, também com 25 pontos.
Na última rodada do grupo A, o Santa Cruz recebe o Salgueiro no Mundão do Arruda; o Atlético vai a Natal-RN enfrentar o ABC; o Náutico vai ao Mangueirão encarrar o Clube do Remo e o Botafogo da Paraíba recebe a Juazeirense-BA no estádio Almeidão, em João Pessoa-PB.
Caso a 1ª fase terminasse hoje, os confrontos seriam o seguinte:
Náutico-PE x Bragantino-SP
Atlético Acreano-AC x Cuiabá
Santa Cruz-PE x Botafogo-SP
Botafogo-PB x Operário-PR
Os classificados dos confrontos das quartas de finais da Série C garantem o acesso a Série B de 2019.