O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão referente ao primeiro turno das eleições deste ano encerra nesta quinta-feira (04). Amanhã, também será suspensa a veiculação das inserções, as quais vem sendo divulgada durante o decorrer de toda a programação midiática.
Além disso, também é o último dia para propaganda política em reuniões públicas ou promoção de comícios e uso de aparelhagem de sonorização fixa. Os debates no rádio e na televisão também só podem ocorrer até essa data.
Diante disso, o último confronto entre os postulantes ao comando do Palácio Paiaguás ocorre nesta quinta-feira (04) na rádio Centro América.
Na sexta-feira (06), por sua vez, é a data final para a divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita, incluindo a divulgação das edições impressas na internet.
A campanha eleitoral, entretanto, pode ser realizada até as vésperas da eleição. No sábado, dia 06, ainda será permitido o uso de alto-falantes ou amplificadores de som, entre 8h e 22h, e ainda distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.
O primeiro turno das eleições ocorre neste domingo (07). Na oportunidade, os eleitores irão às urnas votar para presidente, governador, dois senadores, além de deputados federal e estadual.
Neste dia, manifestação individual e silenciosa de preferência eleitoral ou partidária são permitidas. No entanto, até o término das eleições são proibidas as aglomerações de pessoas com roupas padronizadas, com bandeiras, broches e adesivos que caracterizam algum tipo de manifestação coletiva em apoio a candidato ou partido político.
Além disso, é vedado o uso de alto-falantes, promoção de comícios e carreatas, propaganda de boca de urna e a divulgação de material de campanha.
A publicação de novos conteúdos ou impulsionamento de propagandas digitais na internet também não é permitido. A desobediência a esta norma é crime.
Caso haja segundo turno no pleito majoritário para presidente e governador, a propaganda eleitoral gratuita volta a ser transmitida de forma obrigatória no rádio e na televisão a partir do dia 12 de outubro. A eleição do segundo turno ocorre no dia 28.