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MÉTODO MANDALA – Produção em horta escolar conta com a participação de 120 estudantes de escola estadual

Projeto desenvolvido pela Seaf e Seduc rende frutos para a comunidade escolar e ensina estudantes sobre técnicas de cultivo

 

Fotos: Guilherme Filho/Seaf

Horta 2 - O EsportivoEstudantes são responsáveis pela produção de adubo orgânico, utilizando bagaço de cana, grama de podas de jardins, folhagens e esterco animal

A Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo, em Jangada, está colhendo os frutos do projeto Hortas Escolares, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf) em parceria com a Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc).

A escola adotou há um ano o método de plantio Mandala, utilizando tecnologias inovadoras da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Piauí. São 120 estudantes participando ativamente do projeto.

A Horta Mandala é um modelo de cultivo que utiliza espaços geométricos circulares, com um ponto central de destaque. Os canteiros em formato circular criam uma sensação de movimento visual, e o centro é planejado para abrigar um tanque com peixes, cuja água fertilizada é usada na irrigação das plantas, ou um viveiro de galinhas para produção de adubo orgânico.

A professora Jussara das Oliveira Neves, responsável pelas atividades pedagógicas na horta, afirmou que, mesmo sem o tanque de peixes, a horta segue todos os outros preceitos do estilo Mandala, e não utiliza nenhum tipo de adubo químico.

“Os estudantes são responsáveis pela produção de adubo orgânico, utilizando bagaço de cana, grama de podas de jardins, folhagens e esterco animal”, disse.

A Escola Arnaldo Estevão é uma das 300 unidades no Estado que foram selecionadas para participar do projeto Hortas Escolares. Apesar de ainda estar em fase de formação, a horta da escola já produz diversas variedades de folhagens e legumes, que são distribuídos, vendidos na feirinha da escola ou utilizados no cardápio da alimentação escolar.

Horta - O EsportivoO secretário adjunto de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Clovis Cardoso, visitou a escola recentemente para conhecer a horta de perto. “Vimos aqui um exemplo de como se faz muito com poucos recursos”, disse, ao destacar a qualidade das hortaliças produzidas.

O secretário de Agricultura Familiar do Estado, Luluca Ribeiro, também destacou a importância do projeto Hortas Escolares e reafirmou o compromisso da Seaf em apoiar a Seduc. Segundo ele, o projeto é uma ferramenta pedagógica que contribui para a qualificação dos estudantes para o mercado de trabalho.

“O projeto Hortas Escolares é um exemplo claro de como a integração entre agricultura familiar e educação pode transformar a realidade de escolas e comunidades, promovendo sustentabilidade, educação e alimentação saudável”, enfatizou. (Pollyana Araújo/Secom-MT)