A coordenadora Ana Sampaio, diz que o projeto “De onde vem, pecuária” faz parte de uma série de visitas que visa desmistificar e informar sobre a pecuária
Fotos: Assessoria
Nesta sexta-feira (12), o Núcleo Agroligadas de Cuiabá em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá recepcionou na 56ª edição da Expoagro, um grupo de 60 crianças entre 09 e 12 anos da rede municipal de Educação, em ação do o projeto “De onde vem, pecuária”, onde participaram de uma palestra onde conheceram um pouco da pecuária regional, dinâmicas educativas, degustação de espetinho e visitaram o pavilhão de exposição de gado nelore, no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro.
Segundo a coordenadora do Agroligadas Cuiabá, Ana Sampaio, o projeto “De onde vem, pecuária” faz parte de uma série de visitas que visa desmistificar e informar alunos sobre a pecuária e a cadeia produtiva da carne. “Muitas crianças ainda acham que o leite vem da caixinha e a carne vem do açougue, e para entenderem de onde vem, como surgem e como chegam na mesa deles, o projeto `De onde vem, pecuária ́, traz esta proposta de mostrar tudo, como por exemplo do cérebro do boi dá para fazer cosmético, que são coisas muito distantes da realidade de quem não é técnico ou não está tão próximo do setor”, comentou.
O professor, Paulino Alves de Oliveira, que acompanhou os alunos da Escola Municipal de Ensino Básico Santa Cecília, do bairro Pico do Amor, agradeceu a oportunidade de participarem do projeto, que segundo ele gerou momentos de muito aprendizado para as crianças.
“Foi uma manhã muito enriquecedora para os alunos, pois quando se apresenta informações sobre a pecuária, quais produtos são trabalhados no setor, sobre os animais e sua alimentação para as crianças foi uma inovação, e dentro do que trabalhamos em sala de aula foi muito importante trazer esta realidade para elas”, explicou.
Os visitantes conheceram também o estande da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (Nelore MT) onde viram de perto gado em exposição. Para o presidente da Associação, Alexandre Miranda El Hage, a iniciativa de trazer as crianças para conhecerem um pouco a realidade do setor é muito positiva e constrói desde cedo nos futuros cidadãos a admiração e orgulho em relação à pecuária mato-grossense.
“Estamos muito felizes em ajudar junto com os parceiros do projeto `De onde vem, pecuária´, a proporcionar este dia de visitação aqui dentro da Expoagro para estes alunos da rede municipal, onde já nesta idade podem ser apresentados a nossa pecuária e a raça nelore, podemos perceber alegria e curiosidade deles em conhecer os animais bem de perto”, disse.
Para o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, poder receber alunos da rede municipal de Educação demonstra o lado social da Expoagro. “É uma ação inclusiva e estamos honrados de participar do projeto, em parceria com a Agroligadas e a Nelore MT, onde leva informação de qualidade e conhecimento para estas crianças são o nosso futuro. Parabéns a todas as entidades envolvidas”, finalizou.
As visitas de alunos seguem no dia 16, com mais 110 crianças da rede pública de ensino, e no dia 17, com 40 crianças com transtorno do espectro autista. A ação conta também com o apoio do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac), Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja MT), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Sicredi. (Cairo Lustoza/Assessoria)