Dezenas de alunas foram diplomadas na noite de Quinta-feira (01) em uma solenidade que lotou o campo da Arena Tubarão, palco do evento
Fotos: Lukas Benito
A Associação Atlética Cultural e Nacional de Mato Grosso (AACN-MT) realizou nessa quinta-feira, dia 1º, nova solenidade de formatura as dezenas de alunos que concluíram o curso de Costura e Artesanato na Prática nos cinco polos da entidade espalhados, na Baixada Cuiabana.
Na abertura do evento, o presidente da AACN, Alessandro Nascimento (foto), destacou as principais atividades que a Associação desenvolve em prol da comunidade e endereçou os mais sinceros agradecimentos aos colaboradores da entidade, especificamente aos professores, a coordenadora geral Ane (Any Vlasviani Arald), as formandas e demais parceiros da entidade.
“O que eu falo convence, o exemplo arrasta. A AACN fundada em 1997 com objetivos de desenvolver políticas públicas a comunidade carente e hoje oferecendo curso em benefício da população vulnerável, principalmente as mais necessitadas oportunizando uma capacitação profissionalizante sem nenhum custo, ou seja, transformando vidas das pessoas” destacou.
O coordenador do polo da AACN da Cohab Nova, Ilson Oliveira (foto), único professor de palhaço em Mato Grosso, destacou o trabalho que a Associação desenvolve em seu bairro e que mudou a estrutura física do local atraindo a atenção da comunidade e oferecendo oportunidades de capacitação profissional a dezenas de alunas da região. “O trabalho que a associação presta a comunidade hoje é ímpar, digna de reconhecimento de todos pela qualidade e atenção que as alunas recebem dos professores em seus respectivos cursos”, explanou.
A coordenadora geral da Associação Atlética Cultural e Nacional Any Vlasviani Arald, a Ane, fez questão de ressaltar que a festa são das alunas formandas que graças a elas, a Associação sobrevive e que a conclusão dos cursos por elas atingidas faz com que o trabalho da associação está dando resultados positivos para a comunidade. “A festa não é nossa e sim de vocês que conquistaram um importante diploma que vai fazer a diferença na vida de cada uma de vocês. Agora vocês são profissionais qualificadas e podem e devem desenvolver suas novas profissões com dignidade, respeito e com valorização que merecem”.
A Assessora Técnica da Desenvolve MT, Julianna Ferreira de Castro Santos (foto), presente na diplomação das formandas explicando as facilidades da linha de crédito que pode facilitar a abertura de uma nova empresa. “Vocês, novos empreendedores, tem uma linha de crédito oferecida pela Desenvolve MT que pode ajudar o jovem empreendedor, especificamente vocês que estão qualificadas profissionalmente, basta se cadastrar na junta comercial, criar seu CNPJ e nos procurar que terá acesso rápido ao crédito de até 15 mil reais”, explicou.
Entre as dezenas de formandas se destaca um, o menino de apenas sete anos, Lorenzo Cintra Rodrigues, filho do professor de Artesanato na arte da confecção de Tapetes Frufru, Márcio Rodrigues (foto), do polo do Bela Vista. Segundo o professor, tudo começou com uma simples curiosidade dele em observar e perguntar como é isso ou aquilo.
“Eu notei o interesse dele em observar atentamente as alunas e prestando atenção nos meus ensinamentos. Foi aí que perguntei a ele se estava interessado em aprender. Respondeu que sim, conversei com a mãe dele e ela simplesmente respondeu, se ele quer e você não é contra que aprenda. E como estou feliz e orgulhoso com o aprendizado de meu filho e ele está apto a fazer qualquer peça de tapete com muito profissionalismo e qualidade”, comemora o pai/professor Márcio Rodrigues.
Quem também se sente muito feliz é Sirlene Pimenta, do polo da Cohab Nova pela dupla diplomação, formou na Costura e no Artesanato na confecção de tapete. “Me sinto realizada graças à Deus, ao Alessandro (presidente da AACN), as professoras e também as colegas de curso. Minha participação nos cursos foi maravilhosa e só tenho a agradecer a todos. Sinto-me feliz e realizada”, confessou.
Outra aluna do polo da Cohab Nova, Adelita Alves de Oliveira, diplomada na confecção de Tapete Frufru, disse que adorou fazer o curso e não pretende deixar de frequentar a associação para aprender ainda mais. “Gostei muito de participar, são pessoas maravilhosas e atenciosa. A gente só tem a ganhar, pois nada é cobrado nosso a não ser nossa atenção no curso, mas com jeito carinhoso e que torna tudo fácil. Vou continuar sim e aprender também a Costura na Prática”, diz confiante.
Renilce Antonia da Costa, do polo da Cohab Nova, se inscreveu no curso de Costura na Prática para fugir da ociosidade em casa que a estava prejudicando. “Conclui sim o curso e estou muito feliz com o meu aprendizado. Mas não vou deixar de continuar frequentando as aulas, só se não permitirem, pois é um ambiente colhedor e agradável onde só temos a ganhar. É um prazer imenso estar entre as pessoas da AACN”, confessa.
Ainda da Cohab Nova, Sirlene Lima, foi diplomada na Costura na Prática argumentou que desde criança assistia sua mãe, que era costureira, a trabalhar, mas tinha medo da máquina de costura. Mas como não tinha o que fazer resolveu se inscrever na Associação e foi a melhor decisão de sua vida, “Comecei meios receosa e hoje tenho o maior prazer de sentar diante de uma máquina e começar a costurar. Acabou meu pavor e sinto- realizada com o curso que aprendi” discursou.
Todas as formandas foram unanimes em destacar os cursos de Costura e Artesanato na Prática oferecido pela Associação Atlética Cultural e Nacional, os professores e colegas de turmas argumentando que o curso é maravilhoso e todas as pessoas envolvidas são maravilhosas.
A formanda Pedrosa Rodrigues, do polo da Comunidade Formigueiro, em Várzea Grande. Diplomada p0ela segunda vez, na Costura na Prática e na confecção do Tapete Frufru, se diz realizada e preparada para novos desafios em sua vida. “Acreditei em mim e nos professores que sempre me incentivaram e hoje sou uma profissional qualificada e com muita vontade de crescer. E vou continuar em sintonia com a Associação, pois são pessoas de pensamentos bons e positivos que pode auxiliar a gente nesse novo empreendimento que vou seguir”, confessou.
Outra também do polo do Formigueiro, Domingas Assunção Campos, mãe de quatro filhos, formada no Tapete Frufru, diz que foi maravilhoso estar entre as turmas que se formaram. “Me sinto muito gratificada pelo meu aprendizado, pois fui tratada com muita educação e respeito, por todos, até pelo presidente Alessandro, uma pessoa séria e de um coração maravilhoso. Acredito e tenho fé que as coisas na minha vida vão mudar e para melhor com a graça de Deus”, disse.
A aluna Estevina Joaquina de Almeira, do polo Santa Izabel, formada em Costura na Prática, não escondeu de ninguém sua satisfação em fazer parte de um grupo de pessoas que venceram um desafio com muita alegria e paz. “Aqui no polo do Santa Izabel é tudo maravilhoso, as colegas, os professores, o presidente que sempre nos visita e está sempre atento, a Ane, nem se fala, é uma pessoa humilde e muito atenciosa com a gente. Só t5enho a agradecer e estou muito feliz”, comentou.
Aline Jorge dos Anjos de Santana, formada em Costura na Prática, destaca a oportunidade de fazer parte desse lindo e gratificante projeto da AACN em oferecer curso profissionalizante sem nenhum custo a comunidade. “Me inscrevi, participei e conclui o curso com muita alegria. Faço questão de indicar essa oportunidade as minhas amigas e vizinhas que vale a pena fazer um dos cursos. São pessoas super educadas e atenciosas com a gente. Agora é por em prática o que aprender e procurar trabalho para ganhar meu dinheirinho”, conta feliz.
A AACN/MT possui cinco polos, sendo quatro em Cuiabá, na sede da entidade no Santa Izabel, na Cohab Nova, no Bela Vista e no Parque Geórgia, região do Coxipó e um na Comunidade Formigueiro, em Várzea Grande. Em cada polo existe dois professores altamente qualificados e com uma qualidade ímpar na arte dos ensinamentos aos alunos.
A Associação Atlética Cultural e Nacional mantém sede própria no Jardim Santa Izabel, na Avenida Wilson Alves Diniz, 112 – bairro Santa Izabel em Cuiabá (MT). É presidida pelo Sr. Alessandro Nascimento em parceria com a empresa Tubarão Sports e outras do setor de confecção e vestuário como a Stillus Uniformes, Margonato Confecções que oferecem resíduos têxteis a entidade, dando assim um destino sustentável a toda sobra e perda da matéria prima utilizada na confecção de roupas em geral, colaborando com o meio ambiente e um mundo melhor de se viver. Com isso todo os materiais descartáveis da fábrica de uniformes com LD (Leves Defeitos), sobras de tintas, retalhos e sobra de tecidos são totalmente reaproveitados pela AACN.
A Associação possui também parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e também da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) através de emendas parlamentar da deputada Janaína Riva, do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação – Allan Kardec e do Presidente da ALMT, deputado Estadual Jose Eduardo Botelho que acreditam no desenvolvimento de uma melhor cidadania através do potencial da Associação, promovendo assim de forma conjunta a TRANSFORMAÇÃO NA VIDA DAS PESSOAS do nosso estado.