O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

OURO FINO – Polo da AACN inaugurado há menos de quatro meses mantém vagas para curso Aprender Fazendo

O projeto Aprender Fazendo da Associação Atlética Cultural e Nacional está na segunda turma de alunas que participam do curso com muito entusiasmo e contentamento de acrescentar uma nova profissão em seu currículo profissional

 

Fotos: Admar Portugal

E OURO - O Esportivo

Uma turma reduzida a 12 alunas está dedicando de corpo e alma nas aulas do curso do projeto Aprender Fazendo oferecido gratuitamente pela Associação Atlética Cultural e Nacional (AACN) no bairro Ouro Fino, em Cuiabá. A professora Maria José não esconde sua satisfação com o empenho das candidatas dentro da sala de aula que funciona dentro do Centro Comunitário do bairro.

“Elas estão adorando o curso e o que motiva a gente é o interesse de cada uma delas pelo aprendizado. Tem aluna que nunca tinha sentado diante de uma máquina de costura e no segundo dia de aula já entregou uma camiseta prontinha”, disse a professora Maria José.

A OURO - O Esportivo

De quem ela destaca é da senhora Cleiliane Rodrigues Costa, que tomou conhecimento do curso em uma página do Facebook e não pensou duas vezes em se inscrever. “Não sei de quem foi a ideia de oferecer uma oportunidade igual a essa de a gente aprender uma profissão totalmente gratuita. Eu sempre tive vontade de aprender a costurar, mas não tinha condições de entrar em um curso pago, até porque eu nunca tinha sentado diante de uma máquina de costura. Estou me sentindo super realizada”, salientou.

A alegria e o entusiasmo está estampado nas faces das alunas. Elas são unanimes em afirmar que a oportunidade de Aprender Fazendo foi a melhor coisa que aconteceu em suas vidas. Arlete Campos, uma novata na sala de aula não esconde sua alegria por estar diante de uma máquina de costura e já costurando.

D OURO - O Esportivo

“Custo a acreditar que fui eu que cortei e costurei uma camiseta. Eu nunca costurei na minha vida e nem imaginava que um dia eu estaria diante de uma máquina de costura. Estou adorando esse curso, a professora é genial e as colegas são como se fossem umas irmãs. Nos damos super bem aqui”, explica Arlete Campos.

“Sinto muito recompensada pelo meu trabalho, eu vejo o esforço de cada uma delas e procuro tirar todas as dúvidas que aparecem. Elas são comportadas e interessadas em aprender e isso para mim basta. Sinto que meu trabalho está sendo aproveitado e me sinto feliz por mim e por elas também”, frisa.

C OURO - O Esportivo

E por falar na professora Mária José, que se refere as alunas como “rainhas e princesas” faz questão de elogiar o interesse e desempenho de cada uma delas. Ela explica que possui duas turmas, uma pela manhã e outra a tarde, mas muitas das vezes uma ou duas não pode vir de manhã, avisa que vem a tarde e assim ninguém deixa de frequentar o aprendizado.

A presidente da Associação Atlética Cultural e Nacional, Any Vlasviani Arald, ou simplesmente ANY, argumenta que ainda tem vagas disponíveis para quem possa interessar em Aprender Fazendo. “Esse é um novo projeto da AACN e está sendo muito bem aceito pelas novas turmas. A Associação mantém ainda em averto os cursos de Costura na Prática e na Produção de Tapetes Frufru em um dos cinco polos espalhados por Cuiabá e Várzea Grande. Nesse dois cursos já formamos centenas de profissionais liberais onde a maioria já está trabalhando em sua nova profissão”, destaca a dirigente.

B OURO - O Esportivo

Com polos espalhados por Cuiabá e Várzea Grande, o curso de Costura na Prática, Produção de Tapetes Frufru e na confecção de bolsas ainda mantém vagas disponíveis nos seis polos, sendo cinco em Cuiabá – no Bela Vista, Cohab Nova, Ouro Fino, Parque Geórgia e no bairro Santa Izabel – e um na comunidade Formigueiro, em Várzea Grande está em andamento o curso para a quarta turma deste ano.

A AACN foi fundada em 1997 com objetivos de desenvolver políticas públicas a comunidade carente e hoje oferecendo cursos em benefício da população vulnerável, principalmente as mais necessitadas oportunizando uma capacitação profissionalizante sem nenhum custo, ou seja, transformando a vida das pessoas.

A Associação Atlética Cultural e Nacional mantém sede própria no Jardim Santa Izabel, na Avenida Wilson Alves Diniz, 112 – bairro Santa Izabel em Cuiabá (MT). Mantém parceria com a empresa Tubarão Sports e outras do setor de confecção e vestuário como a Stillus Uniformes, Margonato Confecções que oferecem resíduos têxteis a entidade, dando um destino sustentável a sobra e perda da matéria prima utilizada na confecção de roupas, colaborando com o meio ambiente. Todos os materiais descartáveis da fábrica de uniformes com LD (Leves Defeitos), sobras de tintas, retalhos e sobra de tecidos são totalmente reaproveitados pela AACN.

A Associação possui parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e também da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) através de emendas parlamentar da deputada Janaína Riva, do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação – Allan Kardec e do Presidente da ALMT, deputado Estadual Jose Eduardo Botelho.