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ESCOLHAS CONSCIENTES – Seduc inicia uso de plataforma gamificada para orientação vocacional de estudantes do 9º ano e 3ª série do Ensino Médio

Ferramenta FutureMe apoia decisões sobre itinerários formativos e trajetórias de carreira. A FutureMe oferece uma jornada interativa de autoconhecimento e exploração vocacional

 

Foto: Assessoria/Seduc-MT

FutureMe - O Esportivo

Seduc inicia uso de plataforma gamificada FutureMe para orientação vocacional de estudantes do 9º ano e 3ª série do Ensino Médio

 

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) deu início, neste mês de novembro, à aplicação da plataforma gamificada FutureMe com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual. A iniciativa integra o processo de orientação profissional da rede e tem como foco apoiar escolhas mais conscientes nas etapas de transição escolar e definição de percursos formativos.

A FutureMe oferece uma jornada interativa de autoconhecimento e exploração vocacional, com testes psicométricos e trilhas personalizadas que orientam tanto a escolha do itinerário formativo quanto possíveis trajetórias de carreira. Todo o conteúdo é alinhado à BNCC, à Lei nº 14.945/2024 e ao Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC/MT).

Entre os dias 17 e 28 de novembro, estudantes da 3ª série realizam o teste vocacional, com apoio dos professores de Biologia, enquanto as turmas do 9º ano participam do diagnóstico de interesses e perfis, aplicado pelos professores de Ciências.

O objetivo é identificar potencialidades, preferências acadêmicas e áreas de afinidade, oferecendo subsídios para decisões relacionadas ao projeto de vida e às futuras escolhas profissionais.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a orientação profissional tornou-se uma necessidade estratégica na Educação Básica, especialmente em um contexto de rápidas transformações tecnológicas e demandas crescentes por competências digitais e socioemocionais.

PLATAFORMA GAMIFICADA – A FutureMe apresenta cursos, áreas de atuação, rotinas profissionais e habilidades necessárias, ampliando a compreensão dos jovens sobre o mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento do protagonismo juvenil.

A proposta apoia a integração entre competências técnicas e socioemocionais, aspecto considerado essencial para o profissional do futuro.

ACOMPANHAMENTO pedagógico – Para garantir a efetividade da implementação, a Seduc estruturou um cronograma que inclui sensibilização das equipes, formação de professores e acompanhamento pedagógico. Os professores pontos focais de cada etapa monitoram a execução das atividades, orientam estudantes e asseguram o uso adequado dos resultados gerados pelos instrumentos aplicados.

A fase de mobilização já foi concluída, com apresentação e capacitação da proposta para equipes gestoras e pedagógicas das Diretorias Regionais de Educação (DREs), coordenadorias pedagógicas (COPEDs), professores de Ciências e Biologia e coordenadores escolares.

Atualmente, está em andamento a etapa de aplicação com estudantes e realização das trilhas. Em dezembro, será realizada a reunião de avaliação pós-aplicação, seguida da sistematização dos dados e produção do relatório final. (Rui Matos/Seduc-MT)