Pular para o conteúdo

O Esportivo

O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

EM 2027 – Várzea Grande será sede da maior convenção de empreendedorismo feminino do Brasil

O evento nacional da BPW previsto para ocorrer no segundo semestre de 2027, em Várzea Grande, estima reunir mais de mil mulheres de todos os estados brasileiros e representantes internacionais, movimentando setores como hotelaria, gastronomia, transporte, serviços, indústria criativa e comércio

 

Foto: Divulgação/Assessoria BPW

BPW VG - O Esportivo

Flávia Moretti destacou que a BPW Várzea Grande levou ao evento uma delegação de 20 mulheres empreendedoras, empresárias e políticas

 

Várzea Grande vai sediar, em 2027, a XXXIX Convenção Nacional da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (CONFAM), um dos maiores eventos de empreendedorismo feminino do país. O anúncio foi feito pela prefeita Flávia Moretti (PL), após sua participação no painel “Mulheres na Política, Inovação e Tecnologia: Associadas BPW Prefeitas”, posicionando o Município como novo polo de liderança feminina e desenvolvimento econômico.

A prefeita — uma das duas únicas integrantes da BPW Brasil que ocupam o cargo de Chefe do Executivo no país — apresentou dados econômicos, culturais e estratégicos de Várzea Grande. Também destacou que a BPW Várzea Grande levou ao evento uma delegação de 20 mulheres empreendedoras, empresárias e políticas. Todas se vestiram com o ícone várzea-grandense da varanda – que é tecida pelas mulheres do Limpo Grande, além de levarem a bandeira do Município e a música local – o cururu e o siriri.

Segundo a gestora, a Prefeitura de Várzea Grande está mantendo diálogo com a organização global e nacional sem fins lucrativos BPW (Business Professional Women), entidade que mobiliza mulheres empresárias, profissionais e políticas em todo o mundo.

“A BPW Internacional está presente em 120 países, nos cinco continentes, promovendo capacitação, liderança, inovação, geração de renda e políticas de igualdade de oportunidades. No Brasil, a rede conta com 29 BPW’s locais e mais de 1.100 associadas, distribuídas em todas as regiões do país. Em Mato Grosso, há cinco unidades: Várzea Grande, Cuiabá, Sinop, Sorriso e Rondonópolis”, citou.

O evento nacional da BPW previsto para ocorrer no segundo semestre de 2027, em Várzea Grande, estima reunir mais de  mil mulheres de todos os 27 estados brasileiros e representantes internacionais, movimentando setores como hotelaria, gastronomia, transporte, serviços, indústria criativa e comércio. “A CONFAM deve gerar impacto econômico expressivo, ampliando a visibilidade de Várzea Grande como hub de negócios, empreendedorismo e inovação”, pontuou a prefeita.

Durante o evento, Flávia Moretti exibiu um vídeo institucional que reforçou os diferenciais estratégicos do Município. Com quase 319 mil habitantes, Várzea Grande é a segunda maior cidade de Mato Grosso, polo industrial e comercial consolidado, com oito frigoríficos — seis deles exportadores — centros atacadistas, forte setor de serviços, hotéis de qualidade e logística privilegiada. A Rodovia dos Imigrantes e o Aeroporto Internacional Marechal Rondon conectam a cidade ao Brasil e ao mundo, fortalecendo sua vocação para eventos de grande porte e atração de investimentos.

“Segundo dados do Observatório Sebrae-MT, em 2025, a cidade registrou mais de 3 mil novos empregos formais e crescimento recorde na arrecadação, demonstrando um ambiente favorável à inovação e ao empreendedorismo. Ser sede da convenção em uma cidade em ascensão reforça a descentralização das grandes redes de negócios e fortalece o protagonismo feminino várzea-grandenses”, acrescenta.

A CONFAM 2027 deve contar com painéis temáticos, palestras, exposições de negócios, apresentações culturais e rodadas de networking, com foco na ampliação de parcerias e abertura de mercados. O encontro também representa um impulso para superar desafios locais, como a necessidade de maior oferta de capacitações e ampliação das redes de contato entre empreendedoras.

“Queremos que Várzea Grande seja reconhecida por fortalecer a presença das mulheres na economia e ampliar a participação em eventos de grande e médio porte, deixando como legado a promoção de políticas públicas e parcerias estratégicas. Queremos o Município em um novo ciclo de protagonismo econômico, liderança feminina e desenvolvimento sustentável”, afirma Flávia Moretti. (Rafaela Maximiano/Secom-VG)