Pular para o conteúdo

O Esportivo

O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

ATLETISMO – Medalhista Vicente Lenilson assume presidência e Nelson Ramos a vice-presidência

A Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) empossou na manhã deste sábado (24) a nova diretoria para o quadriênio 2026/29 para a entidade que rege o atletismo no estado de Mato Grosso

 

Fotos: Dinalti “Tuiuiú” e Admar Portugal

COT B - O Esportivo

Nova diretoria da Federação de Atletismo de Mato Grosso tomou posse ontem (24) no COT da UFMT em Cuiabá para o quadriênio 2026/29

 

A solenidade oficial de posse da nova diretoria da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) se realizou na manhã de ontem (24) no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (COT da UFMT). O medalhista olímpico Vicente Lenilson de Lima assumiu como presidente e o desportista Nelson Ramos como vice-presidente para o quadriênio de 2026/29.

O evento reuniu dezenas de professores e representantes de associações de vários municípios de Mato Grosso e todos foram unânimes em apoiar a nova diretoria. No entanto, a entidade ainda não definiu o calendário desta temporada argumentando que primeiro é preciso fazer um entendimento com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para depois elaborar o calendário estadual.

COT F - O Esportivo

“É um novo desafio na minha vida e vou precisar de todos vocês, principalmente do ex-presidente Tomires Campos Lopes, que desenvolveu um excelente trabalho à frente da entidade o que faz com que trabalhamos e muito para continuar engrandecendo o atletismo em nosso estado. A missão não será fácil, mas confio em cada um de vocês que aqui estão comigo nesse novo desafio em minha vida”, anunciou.

Para o professor de atletismo da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Elias Neves Ramos, “melhor nome no estado não tem. Vicente Lenilson tem o atletismo no sangue e é uma pessoa conhecida e de credibilidade. Tem capacidade sim de fomentar muito bem o atletismo em nosso estado. É o melhor nome!”, afirmou Elias Ramos.

COT D - O Esportivo

A professora do IVL, Vitania Aparecida acredita que Vicente Lenilson vai melhorar e muito o atletismo em Mato Grosso, principalmente nas crianças de 7 a 16 anos. “A maior dificuldade que a gente tem com os atletas é de convencê-los a participar do atletismo. As crianças fogem do atletismo devido as baterias de atividades físicas, o que é essencial para formar um bom atleta. E o Vicente leva jeito para convencer esses atletas”, argumenta.

Para o coordenador de Educação Física de Araputanga, Edmar da Rocha, afirma que o novo presidente da FAMT, Vicente Lenilson de Lima, tem tudo para dar certo e desenvolver um excelente trabalho na entidade. “Vicente se identifica com o atletismo e é de fácil comunicação, tem conhecimento e é conhecido. Isso abre muitas portas”, frisou.

COT A - O Esportivo

Outro que também acredita que o novo gestor terá sucesso a frente da Federação de Atletismo é o professor Walter Anacleto Solido de Souza, do município de Rondonópolis. “O atletismo em nosso estado está passando por uma fase muito positiva e agora com o Vicente, um medalhista olímpico a frente, a tendência é melhorar cada vez mais. Eu acredito nessa nova gestão”, aposta.

Dono de uma trajetória vitoriosa nas pistas e fora delas, Vicente Lenílson de Lima inicia um novo capítulo no atletismo brasileiro. Medalhista olímpico e mundial no revezamento 4x100m, o ex-velocista assumiu a presidência da Federação de Atletismo de Mato Grosso, com sede em Cuiabá, cidade onde reside.

COT C - O Esportivo

Aos 48 anos, Lenílson construiu uma carreira marcada pela regularidade e longevidade, competindo ao lado de três gerações de velocistas brasileiros. Natural de Currais Novos (RN), onde nasceu, ele conquistou duas medalhas olímpicas — prata nos Jogos de Sydney (2000) e bronze em Pequim (2008), além da prata no Mundial de Paris (2003). Também é bicampeão pan-americano, com títulos em Santo Domingo (2003) e no Rio de Janeiro (2007), sempre integrando o revezamento 4x100m do Brasil.

O ex-presidente da FAMT, Tomires Campos Lopes, que teve a frente da entidade por oito anos e se diz com o dever cumprido. Diretor do curso de Educação Física da UFMT, onde vai continuar, prestou contas de sua gestão e ensejou sorte aos novos gestores, principalmente ao presidente Vicente Lenilson de Lima. “Entrego a federação com a consciência tranquila e tenho certeza de que o Lenilson vai saber conduzir a federação com muito profissionalismo”, anunciou.

COT E - O Esportivo

Fazem parte da nova diretoria da FAMT, Vicente Lenilson de Lima, presidente, Nelson Ramos vice-presidente, Géssica Arruda, secretária geral, Lorena França, diretora  financeira, Shirley Gonçalves do Amaral, diretora de árbitros, Hemanoele Scario advogada e representantes dos atletas.