Uma das situações foi registrada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, onde uma casa antiga e abandonada, já em condições precárias, desabou sobre a calçada e parte da via
Foto: Divulgação

Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, coronel BM Alessandro Borges, as equipes foram acionadas rapidamente para garantir a segurança
A chuva intensa que atingiu Cuiabá no início da tarde desta sexta-feira (6) provocou ocorrências pontuais na cidade e mobilizou equipes de emergência. Apesar do volume significativo de água em curto período, não houve registro de feridos.
Uma das situações foi registrada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, onde uma casa antiga e abandonada, já em condições precárias, desabou sobre a calçada e parte da via.
Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, coronel BM Alessandro Borges, as equipes foram acionadas rapidamente para garantir a segurança no local. “Uma casa abandonada e muito antiga, que já se encontrava em estado precário, acabou desabando sobre a calçada e parte da avenida. Não houve feridos. Nossas equipes já estão no local fazendo o isolamento da área e providenciando tratores e caminhões para a retirada de todo o entulho”, informou.
Outra ocorrência foi registrada na região do Areão, onde o Córrego do Barbado atingiu o limite da calha e transbordou lateralmente após a chuva intensa. “Um veículo tentou atravessar a área alagada e ficou preso, mas o motorista foi retirado com segurança. O Corpo de Bombeiros atendeu essa ocorrência, enquanto nossas equipes seguem atuando na Fernando Corrêa”, explicou o secretário.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, até o momento os canais de emergência registraram apenas essas duas ocorrências relacionadas à chuva desta sexta-feira. Mesmo assim, equipes continuam percorrendo e monitorando diferentes regiões da capital, especialmente áreas que costumam apresentar maior vulnerabilidade durante temporais, como os bairros do CPA, Parque Cuiabá e a região do Coxipó.
A Defesa Civil estadual chegou a emitir alerta de chuva intensa para algumas regiões da capital durante o temporal, orientando a população a evitar áreas de risco e buscar abrigo seguro em caso de necessidade.
O município já vinha sendo alertado para a possibilidade de chuvas volumosas neste início de março. No começo da semana, a cidade entrou em alerta laranja para chuvas intensas, com previsão de precipitações significativas e risco de alagamentos, ventos fortes e queda de galhos.
Segundo o coronel Alessandro Borges, o período exige atenção redobrada da população. “Março deve ser um mês com volume pluviométrico elevado, o que exige cuidados. A orientação é evitar áreas alagadas, não enfrentar enxurradas e acompanhar sempre os alertas oficiais”, reforçou.
Desde os temporais registrados nos últimos dias, as equipes municipais mantêm monitoramento contínuo de córregos, áreas de risco e regiões historicamente afetadas por alagamentos. Paralelamente, a Prefeitura realiza ações preventivas como limpeza de bocas de lobo, retirada de resíduos e desobstrução de canais de drenagem.
Em situações de emergência, a população pode acionar os seguintes canais:
- 193 – Corpo de Bombeiros
- 199 – Defesa Civil
- WhatsApp da Defesa Civil de Cuiabá: (65) 99244-4018
A orientação das autoridades é de prudência durante períodos de chuva intensa, evitando atravessar ruas alagadas e redobrando a atenção em áreas próximas a córregos e regiões de baixada. (José San Martin Camiña Neto/Secom-Cbá)



