O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

CONSTRUÇÃO DE USINA DE ETANOL DE MILHO TRAZ GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA À JACIARA

No dia do aniversário, Jaciara recebe licença ambiental para instalação de usina

Cidade completa 62 anos e ganha presente que vai gerar mais de 1.500 empregos

Jaciara recebeu a licença ambiental para instalação da usina de etanol de milho, com geração de mais de 1.500 empregos diretos e outros milhares de indiretos, além do investimento privado de quase R$ 600 milhões. A empresa Millenium Bioenergia vai se instalar no Distrito Industrial da cidade, em uma área de 270 mil metros quadrados doados pela prefeitura na gestão do prefeito Abdo Mohammad.CE959A79 B691 482E A587 5C346BDCC782 - O Esportivo

O ato da assinatura da licença aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia do aniversário de 62 anos de Jaciara, na sede da SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), em Cuiabá, com a presença do prefeito Abdo Mohammad, da Secretária do Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, do deputado estadual Carlos Avallone, do vereador de Jaciara Cleiton Godói e do representante da Millenium Bioenergia Ney Figueiredo.

As tratativas para a construção da usina começaram em 2018 quando o conglomerado viu em Jaciara a oportunidade certa para a fabricação e distribuição do etanol de milho, com geração de renda e empregos na região. Com isso, a prefeitura de Jaciara se mobilizou e aprovou a doação de uma área visando o crescimento da cidade.

“É um grande presente para nossa Jaciara. Há dois anos estamos em busca dessa liberação e agora recebemos ela justamente no dia do aniversário. Isso vai nos ajudar muito na geração de empregos, de renda e no desenvolvimento da nossa cidade. Isso reforça a importância de uma boa gestão que recolocou Jaciara no caminho certo”, disse o prefeito Abdo.

Candidato à reeleição, o prefeito Abdo Mohammad recebeu das mãos da Secretária Estadual do Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, a licença prévia e agora aguarda apenas trâmites burocráticos para o início das obras.

“Sei a importância para a cidade dessa instalação. Ela está pronta para iniciar. Esse empreendimento irá fazer a diferença em Jaciara e região. A SEMA e a empresa responsável tiveram todos os cuidados ambientais para essa liberação e isso engrandece o processo”, afirmou a secretária Mauren.

Próximos passos

Segundo o CEO da empresa Millenium Bioenergia, Eduardo Lima, um poço artesiano já foi perfurado no local e o início das obras devem começar até o fim de 2020. A licença prévia é a mais importante do processo de liberação das obras, pois garante ao empreendedor colocar em prática o projeto.

A licença prévia verifica a viabilidade ambiental da obra, como a presença de áreas de uso restrito como preservação permanente, unidades de conservação, entre outras. A liberação só é assinada após a garantia de que o empreendimento não irá causar dano ambiental.

“Quero agradecer a todos os envolvidos nesse projeto grandioso. Quero compartilhar com o povo de Jaciara com muito orgulho e satisfação essa notícia. Agradecer a confiança de todos que deram todo o suporte nesse projeto. O prefeito Abdo foi fundamental nesse processo, uma pessoa de muito boa índole que sempre nos apoiou. Ainda dentro desse ano vamos dar início à obra, que será muito importante para Jaciara e região”, disse Eduardo Lima, CEO da Millenium Bioenergia.

A Millenium Bioenergia tem projetos nos Estados Unidos e Austrália. No Brasil, prepara a instalação em Mato Grosso e Roraima.

“Essa usina utiliza o que há de mais moderno no mundo. Ela é autossustentável, inclusive com geração de energia dentro da usina. Era uma liberação muito aguardada e agora vamos colocar em prática todo esse grandioso projeto que vai beneficiar a todos”, disse Ney Figueiredo, representante da empresa em Jaciara.