A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), através da Federação de Atletismo de Mato Grosso – FAMT, a única entidade dirigente do Atletismo no Estado, filiada à CBAt promoveu no ultimo final de semana, dias 31 de outubro e 1º de novembro o Campeonato Estadual Caixa de Atletismo Sub-14 e Adulto.
O evento que contou com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde, da Secel (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer) foi realizado no COT da UFMT. não contou com público, assim como os dois anteriores, tendo em vista o momento de pandemia, e exigiu da organização a implantação de vários protocolos sanitários que já iniciaram antes mesmos das equipes deixarem seus municípios.
O protocolo da Federação de Atletismo de Mato Grosso prevê uma organização protetiva em círculos concêntricos que se inicia nas cidades onde os clubes estão baseados. Nessas cidades, os Clubes receberam orientações para que fossem tomadas medidas de biossegurança. Antes de embarcar eles fazem a teste de seus atletas.
Quando chegam a Cuiabá, antes de entrar no COT, todos os atletas, que são obrigados a usarem máscaras, passam por tomadas de temperatura e, só adentram ao recinto os atletas relacionados pela Federação, que já foram testados e estiverem aptos a disputar as provas.
O cuidado por parte da entidade organizadora já se iniciou na sexta-feira, véspera do evento, onde o COT foi limpo e desinfeccionado, e nos dias de eventos, nos setores de provas foram tomadas medidas de limpeza e desinfecção.
Os destaques da competição ficaram por conta das equipes da AVA de Várzea Grande e ASA/Sorriso, destaques nas categorias Sub-14 e adulto, respectivamente.
O técnico Gilson Cassemiro da equipe de AVA/VG comemorou bastante a conquista juntamente com seus atletas. Ele aproveitou o espaço para agradecer a todos os seus apoiadores, pois somente através deles é possível promover atividades como essa que acabam por gerar bons resultados.
Já o professor Tomires, presidente da FAMT, a retomada dessas competições atendem aos atletas que visam aquisição ou permanência de bolsas, pois eles precisam ser ranqueados com uma classificação que esteja dentro dos critérios exigidos para pleitear estes benefícios e uma boa colocação no ranking permite ao atleta e ao treinador almejar participações em outras competições posteriores, principalmente se o problema do COVID persistir, então eles já têm suas marcas.
Confira como ficou a classificação geral:
SUB-14 – 1º AVA 241 pontos; 2º Instituto Vicente Lenílson-I 193 pontos; 3º Apada 144 pontos; 4º Barra do Garças 21 pontos e 5º ASA/Sorriso 20 pontos
Adulto – 1º ASA/Sorriso 326 pontos; 2º Apada 128 pontos; 3º AVA 126 pontos; 4º Instituto Vicente Lenilson-I 123 pontos, 5º Barra do Garças 95 pontos; 6º ACICE 61 pontos; 7º Rondonópolis Associação de Atletismo 25 pontos; 8º AABB/MT 14 pontos;9º AAU 13 pontos e 10º Cantao Atletismo 6 pontos.