Vice-líder do Grupo A5, Azulão da Massa pega o Uberlândia enquanto o União vai enfrentar o Boa Esporte, ambos os clubes de Minas Gerais
Na primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, o Nova Mutum conquistou 27 pontos em 14 jogos, um retrospecto de 64% de aproveitamento. Com o segundo lugar na chave, o Azulão da Massa irá enfrentar o Uberlândia na segunda fase do campeonato.
Já o União de Rondonópolis terminou em terceiro lugar com 24 pontos e vai duelar com o Boa Esporte em jogos de ida e volta. O primeiro duelo será no Luthero Lopes e o de volta fora de casa. Já o Nova Mutum estreia fora de casa e decide a vaga no Valdir Doilho Wons.
Neste fim de semana, a equipe mato-grossense fechou etapa de grupos com uma vitória por 1 a 0 em cima do líder Aparecidense, em casa.
O União foi a Porto Velho e venceu o time da casa por 2 a 1 mantendo a classificação à segunda fase com duas rodadas de antecedência.
O Nova Mutum carimbou a classificação com duas rodadas de antecedência. Por ter feito uma campanha superior em sua chave, o time comandado pelo técnico William de Mattia disputa o jogo de volta em seus domínios.
Os times classificados à segunda fase decidem quem avança às oitavas de final do campeonato. No formato mata-mata, as vagas serão definidas em jogos de ida e volta.
O gol fora de casa não é qualificado. Em caso de empate no confronto, a decisão vai para a disputa de pênaltis. Nos próximos finais de semana – 12 e 19 de setembro – serão realizadas as partidas da segunda fase.
Cronograma da Série D
Segunda fase: jogos de ida (12 de setembro) e volta (19 de setembro)
Oitavas de final: ida (26 de setembro) e volta (3 de outubro)
Quartas de final, definição de quem sobe e com o uso do VAR: ida (10 de outubro) e volta (17 de outubro)
Semifinais: ida (24 de outubro) e volta (31 de outubro)
Final: ida (7 de novembro) e volta (14 de novembro)