O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

AABB – Escolinha de futebol é a mais antiga na Capital Mato-grossense

O professor Claudemir da Conceição comanda a garotada da Associação Atlética Banco do Brasil na Chácara dos Pinheiros há mais de 20 anos

 

Claudemir - O EsportivoClaudemir da Conceição, de 51 anos, formado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nunca foi jogador profissional, mas treinou por vários anos nas categorias de base do Dom Bosco Esporte Clube, no campo da sede do clube no bairro Bandeirantes, em Cuiabá.

Na época trabalhava como auxiliar de engenheiro civil e pensava em cursar a faculdade, mas o futebol estava em sua cabeça o tempo todo. Nos gramados era apenas um figurante nas atenções do comandante técnico Jamil. Optou então pelo futebol de salão e defendeu as principais equipes na década de 80, se destacando na equipe da Sadia Oeste, onde conquistou vários títulos regionais e até nacionais.

“O futsal aqui na Baixada Cuiabana era forte e tinha vários jogadores que se destacavam, como Zito, Wanderlei, Manfrin, os irmãos Adriano e Marcos Araújo, Eurides e tantos outros. Eu joguei pela Sadia, contra equipes como Estrela D’Alva, Gercafi, Irmãos Lopes, Uirapuru, entre outros times da época. Era uma rivalidade saudável entre os atletas da bola pesada”, recorda Claudemir.

O esporte falou mais alto e abandonou os trabalhos na construção civil e entrou para a faculdade de Educação Física. Foi trabalhar no Cuiabá Tênis Clube ao lado do ex-jogador e ex-técnico de futebol Carlos Henrique Pedroso, o Mosca, grande ídolo do Clube Esportivo Operário Várzea-grandense. “Fiquei no Tênis Clube por vários anos, até encerrarem as atividades no clube”, lembra com entusiasmo de sua época.

Depois do Cuiabá Tênis Clube Claudemir da Conceição se transferiu para a Associação Atlética Banco do Brasil aonde leciona o futebol para crianças e adolescentes de ambos os sexos com idades entre sete e 17 anos. Por ele já passaram dezenas de jogadores que se destacaram no futebol brasileiro e estão espalhados aos quatro cantos do País.

“Hoje o futebol brasileiro está diferente. Não basta somente a habilidade. O principal requisito para o atleta se transformar em um jogador profissional é ter força de vontade e dedicação integral aos treinamentos. É fácil você perceber quando a pessoa gosta do futebol. Aqui mesmo na AABB tem aula de natação para a garotada e nas horas vagas eles brincam o futebol e dessa brincadeira já tirei várias atletas para o futebol”, exalta.

Claudemir da Conceição conta ainda que devido a pandemia da Covid-19 que assolou o mundo inteiro prejudicou vários segmentos da sociedade e no esporte não foi diferente. “Não trabalhamos no ano passado aqui na AABB devido a Covid. Este ano estamos retornando aos poucos obedecendo todas as recomendações da biossegurança com a turma reduzida para respeitar as regras recomendadas pela Vigilância Sanitária para preservar nossos alunos”, disse.

Casado, pai de dois filhos, Gabriel Ângelo de 20 anos e Emily Gabriela, 7, Claudemir da Conceição ainda acredita que em Cuiabá é um celeiro em revelar bons jogadores, não somente para o futebol como também para outras modalidades esportivas. “O que falta é mais investimentos no esporte, principalmente nas construções de praças esportivas em um todo. O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer tem investido na fomentação do esporte em nosso estado, é uma luz que ilumina para a sociedade”, finaliza.