Pular para o conteúdo

O Esportivo

O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

ALTA TEMPERATURA – Escolas de Cuiabá suspendem educação física em horários de calor intenso

As atividades de recreação e educação física deverão ser desenvolvidas por meio de práticas lúdicas (jogos de tabuleiro), intelectuais (dinâmicas de grupo) e videoaulas

 

Foto: Emanoele Daiane

Escola PMC scaled - O Esportivo

As aulas de educação física nas escolas públicas de Cuiabá estão suspensas no período das 10h às 16h devido às altas temperaturas na cidade, ao tempo seco e à baixa umidade relativa do ar registrada nos últimos dias.

As atividades de recreação e educação física deverão ser desenvolvidas por meio de práticas lúdicas (jogos de tabuleiro), intelectuais (dinâmicas de grupo) e videoaulas. Todas deverão estar previstas nos planos de aula dos docentes e no projeto político-pedagógico da escola.

A Diretoria de Gestão Educacional da Prefeitura de Cuiabá encaminhou, no dia 5 de setembro, a Instrução Normativa 01/2014, aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, que proíbe atividades físicas quando a umidade do ar estiver abaixo de 25%, conforme estabelecido pela Defesa Civil.

O documento deverá ser obrigatoriamente lido em todas as unidades educacionais. Recomenda-se que as escolas mantenham salas de aula e demais espaços arejados e ventilados. Onde houver ar-condicionado, deverá ser providenciada a umidificação do ambiente.

Também é ressaltado que é responsabilidade da gestão educacional e de todos os professores orientar e garantir a manutenção da hidratação dos alunos durante a permanência nas escolas, no período de estiagem e baixa umidade do ar.

DADOS – No dia 10 deste mês, Cuiabá registrou o menor nível de umidade relativa do ar no país. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice de 9% foi registrado no período da tarde.

De acordo com o Inmet, o Centro-Oeste é a região com pior situação climática, e todos os estados da faixa central registram baixa umidade. No dia 8 deste mês, Cuiabá registrou a temperatura de 42,8 ºC. (Rafael Costa/Secom-PMC)