Designação histórica amplia a presença feminina e o reconhecimento da arbitragem mato-grossense no cenário internacional
Foto: Gil Gomes

A convocação é resultado do profissionalismo, da consistência técnica e da dedicação que Fernanda vem demonstrando ao longo dos últimos anos
Fernanda Kruger será a primeira profissional do quadro de arbitragem de Mato Grosso a atuar em campo em uma competição internacional. A árbitra assistente foi convocada para integrar a equipe de arbitragem da Conmebol Libertadores Sub-20, que será disputada entre os dias 7 e 22 de março, em Quito, no Equador, consolidando um marco histórico para a arbitragem estadual.
Organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), a Libertadores Sub-20 reúne os principais clubes da categoria no continente e conta com quadro de arbitragem definido a partir de critérios técnicos e avaliações de desempenho. A convocação é resultado do profissionalismo, da consistência técnica e da dedicação que Fernanda vem demonstrando ao longo dos últimos anos.
Segundo Maurício Siqueira, presidente da Comissão de Arbitragem de Mato Grosso, “a convocação de Fernanda para a Libertadores Sub-20 representa um marco significativo para a arbitragem de Mato Grosso. Mais do que uma conquista pessoal, trata-se de um avanço para toda a arbitragem estadual, reforçando a capacidade de profissionais locais em competições internacionais e inspirando novas gerações de árbitras”.
“Sua trajetória, marcada por experiência, desempenho consistente e constante capacitação, evidencia o alto nível técnico que o estado vem formando. A presença de Fernanda em um torneio continental contribui para aumentar a visibilidade, fortalecer a credibilidade da arbitragem mato-grossense e estimular a inclusão e representatividade feminina no esporte”, completou.
Com experiência consolidada em competições nacionais e regionais, Fernanda já atuou no Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C e D, Copa do Brasil, Brasileiro de Aspirantes, Copa do Brasil Sub-17, Campeonato Brasileiro Sub-20 e Sub-17, Brasileiro Feminino A1, A2 e A3, Brasileiro Feminino Sub-17 e Sub-20, além da Supercopa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Mato-grossense. O desempenho nesses torneios contribuiu para sua projeção no cenário nacional e, agora, para o reconhecimento em nível internacional.
“Essa primeira convocação internacional representa a realização de um sonho construído com muito trabalho, disciplina e fé. É um marco na minha trajetória e, ao mesmo tempo, o início de um novo nível de responsabilidade. Espero que minha experiência inspire outras pessoas, especialmente mulheres que sonham com a arbitragem, mostrando que com dedicação é possível alcançar grandes palcos”, afirma Fernanda.
A Federação Mato-grossense de Futebol parabeniza Fernanda Kruger pela convocação e deseja pleno êxito na competição, reafirmando o orgulho em contar com profissionais que elevam o nome do futebol mato-grossense no cenário nacional e internacional. (Anna Clara Furtado/FMF)




