Pular para o conteúdo

O Esportivo

O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Manter o Cadastro Único atualizado é essencial para garantir acesso a benefícios em VG

O CadÚnico é a principal ferramenta utilizada para identificar e conhecer a realidade socioeconômica das famílias de baixa renda. A partir das informações registradas, o poder público define quem pode acessar programas sociais

 

Foto: Secom/VG

Cadastro Unico - O Esportivo

 A medida é fundamental para garantir a continuidade do acesso a benefícios e programas sociais destinados às famílias

 

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, reforça a importância de manter os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) sempre atualizados. A medida é fundamental para garantir a continuidade do acesso a benefícios e programas sociais destinados às famílias em situação de vulnerabilidade.

O CadÚnico é a principal ferramenta utilizada para identificar e conhecer a realidade socioeconômica das famílias de baixa renda. A partir das informações registradas, o poder público define quem pode acessar programas sociais, planeja políticas públicas e direciona ações de assistência de forma mais eficiente e justa.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, dados desatualizados podem resultar em bloqueio, suspensão ou até cancelamento de benefícios. Por isso, é imprescindível que o responsável familiar procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) sempre que houver qualquer alteração na composição familiar ou nas condições de vida da família.

Entre as situações que exigem atualização cadastral estão: nascimento ou falecimento de algum membro da família, mudança de endereço, troca de escola das crianças, alteração de renda ou de vínculo empregatício e quando algum integrante deixa de residir no domicílio. Mesmo sem mudanças, a recomendação é que o cadastro seja revisado periodicamente, conforme orientações do Governo Federal.

A Prefeitura destaca que o serviço de cadastramento e atualização do CadÚnico é totalmente gratuito e realizado de forma contínua pelo município, inclusive com visitas domiciliares às famílias de baixa renda quando necessário.

Para que a família possa ser cadastrada, deverá apresentar os documentos originais do responsável familiar e do (a) esposo(a) ou companheiro(a):

Comprovante de Endereço Atualizado; Identidade; CPF; Título de Eleitor (se não for de Várzea Grande, será necessário realizar a transferência); Carteira Profissional até 70 anos (carteira de trabalho); Certidão de Nascimento (solteiro) ou Certidão de Casamento ou Certidão de Averbação de Divórcio; Comprovante de Acompanhamento Nutricional SISVAN (Peso), no caso de gestante.

DOCUMENTOS DOS FILHOS:

Certidão de Nascimento; Atestado de escolaridade; Comprovante de Acompanhamento Nutricional SISVAN (Peso).(meninos: 0 a 7 anos; e quando meninas: 0 a 42 anos)

Documentos dos Filhos Maiores de idade, caso resida com a mãe:

1 – Identidade;

2 – CPF;

3 – Título de Eleitor (se não for de Várzea Grande, será necessário realizar a transferência);

4 – Carteira Profissional até 70 anos (carteira de trabalho);

5 – Certidão de Nascimento (solteiro) ou Certidão de Casamento ou Certidão de Averbação de Divórcio.

Manter o Cadastro Único atualizado é uma responsabilidade do cidadão, mas também um passo decisivo para assegurar direitos, fortalecer a política de assistência social e garantir que os benefícios cheguem, de fato, a quem mais precisa.

O acesso aos serviços do Cadastro Único é realizado feito por demanda espontânea do usuário diretamente nos postos de atendimentos do Cadastro Único na Secretaria de Assistência Social ou nas unidades dos CRAS. (Fred Silva/Secom-VG)

LOCAIS PARA INSCRIÇÃO

– Secretaria Municipal de Assistência Social – setor Cadastro Único

Rua Castelo Branco, s/nº, Bairro Centro Sul – Horário: 8h – 17h

– CRAS/NORTE- JARDIM GLÓRIA – setor Cadastro Único

Rua Júlio Domingos de Campos, s/nº, Bairro Jardim Gloria. Horário: 8h – 17h

– CRAS/LESTE – CRISTO REI

Rua Profª Isabel Pinto, s/nº, Bairro Cristo Rei. Horário: 8h – 17h

– CRAS/SUL – SANTA MARIA

Rua Santa Edwiges, s/nº, Bairro Santa Maria. Horário: 8h – 17h

– CRAS/OESTE- SÃO MATEUS

Rua 20, Lote 17 e 18, Bairro São Mateus. Horário: 8h – 17h.