Prova reuniu 1.580 atletas profissionais e amadores em percursos de 5 e 10 km entre Várzea Grande e Cuiabá
Os atletas profissionais e amadores que participaram da 34ª ‘Corrida Homens do Fogo’ puderam contar com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) para recarregar as energias e repor nutrientes ao final da prova.
Foram distribuídos 600 kg de frutas – mais de 3 mil unidades de bananas e maçãs – ricas em fibras, vitaminas e minerais, importantes propriedades nutricionais.
O Senac-MT também ofereceu aos participantes massagens para diminuir a tensão muscular, aumentar a amplitude dos movimentos, além de relaxar e recompensar os atletas pelo esforço. As sessões foram feitas por uma turma de alunos do curso de Massagista da instituição, ministrado gratuitamente no Instituto dos Cegos do Estado (Icemat).
A prova foi realizada neste domingo (14), com percursos de 5 e 10 km, saindo da Alameda Júlio Müller, em Várzea Grande, com retorno ao ponto de partida em Cuiabá. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT), 1.580 corredores tomaram as ruas e avenidas das cidades conurbadas.
A 34ª edição da Corrida foi uma realização do Sistema Fecomércio-MT, por meio do Sesc, em parceria com o CBM-MT, e teve as categorias ‘público geral’, ‘militares’ e PCDs (Pessoas com Deficiência). O diretor regional do Sesc e do Senac-MT, Carlos Rissato, fez uma avaliação positiva do evento esportivo e destacou o serviço à sociedade.
“Nossa avaliação é fantástica. A Corrida envolveu a sociedade e duas grandes instituições mato-grossenses, a Fecomércio, por meio do Sesc e do Senac, e o Corpo de Bombeiros Militar, em mais um serviço para a sociedade. Além do esporte, trouxemos também para os participantes educação e atenção à saúde, lazer e diversão”.
O tenente-coronel Faro, presidente da Comissão que realizou a prova, ressaltou a importância da parceria e o recorde de corredores inscritos.
“Essa corrida é a segunda em quantidade de edições no estado e esta edição foi a nossa prova com maior número de corredores inscritos oficialmente. A parceria com o Sesc e com o Senac foi fundamental para este sucesso. Esperamos repeti-la nos próximos anos e aumentar o número de inscritos”, elencou Faro.
Combate à fome – Outro ponto destacado pelo diretor regional do Sesc e do Senac-MT, Carlos Rissato, foi a característica de cuidado com a sociedade promovida pela Corrida.
“A entrega dos kits aos participantes inscritos [compostos por mochilas em formato de saco com camisetas, chips e números de peito] estava condicionada à doação de dois quilos de alimentos não perecíveis”, pontuou Rissato.
“Foram reunidos mais de três toneladas de alimentos. Direcionados para o projeto ‘Sesc Mesa Brasil’, irão direto para as famílias mais vulneráveis. Um grande movimento de combate à fome da Fecomércio-MT, Sesc, Senac e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso”, finalizou o dirigente.
Todos os resultados da 34ª ‘Corrida Homens do Fogo’ ficarão disponíveis no site da ‘Morro-MT’ (www.morro-mt.com.br), empresa especializada em cronometragem esportiva.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.