Pular para o conteúdo

O Esportivo

O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

ATENDER QUEM PRECISA – Saúde reativa nove monitores multiparâmetros e reforça atendimento em áreas críticas do Pronto-Socorro

Após um longo período sem manutenção – cerca de dois anos -, agora voltam a operar plenamente, fortalecendo a assistência aos pacientes em setores estratégicos da unidade de urgência e emergência, única a operar de ‘portas abertas’ em todo Mato Grosso

 

Foto: Matheus Guimarães

Quem Precisa - O Esportivo

Os nove equipamentos foram distribuídos para os leitos de estabilização das alas pediátrica, neonatal, clínica e de trauma

 

A Direção do Pronto-Socorro Municipal reativou hoje (18), nove monitores multiparâmetros que haviam sido adquiridos durante o período da pandemia da Covid-19 e que permaneceram em funcionamento até o ano de 2023. Os equipamentos estavam temporariamente inativos – por falta de manutenção – devido à perda de acessórios essenciais para o seu funcionamento, como manguitos de pressão arterial e sensores, que são peças removíveis e indispensáveis para a aferição dos sinais vitais.

Com a atual gestão, foi realizada a aquisição desses acessórios, manguito, oxímetro, monitoramento cardíaco, possibilitando a reabilitação completa dos monitores, que agora voltam a operar plenamente, fortalecendo a assistência aos pacientes em setores estratégicos da unidade, que é a única de portas abertas em todo o Estado.

Os nove equipamentos foram distribuídos para os leitos de estabilização das alas pediátrica, neonatal, clínica e de trauma, ampliando a capacidade de monitoramento contínuo dos pacientes em estado crítico.

Os monitores são da marca CREATIVE Medical, modelo K15, aparelhos novos e de tecnologia avançada, que permitem o monitoramento multiparâmetro, incluindo oximetria de pulso (SpO?), verificação de pressão arterial não invasiva, monitoramento cardíaco (ECG), além de frequência cardíaca e outros sinais vitais. O equipamento conta com tela de alta resolução, alarmes visuais e sonoros configuráveis e resposta rápida na leitura dos dados, garantindo maior segurança e agilidade na tomada de decisões clínicas pelas equipes de saúde.

De acordo com a superintendente administrativa do Pronto-Socorro, Marcela Queiroz, a reativação dos monitores demonstra o compromisso da gestão com o bom uso dos recursos públicos.

“Esses equipamentos já faziam parte do patrimônio da unidade, mas estavam sem uso por falta de acessórios. Essa aquisição devolve aos monitores o pleno funcionamento, garantindo mais estrutura e segurança no atendimento aos pacientes”, destacou.

A subsecretária Erika Carvalho também ressaltou a importância da ação para o fortalecimento da rede de urgência e emergência. “A recuperação desses monitores representa mais qualidade no atendimento, especialmente nos leitos de estabilização, onde o monitoramento contínuo é fundamental. É um investimento que impacta diretamente na assistência e na segurança do paciente”, afirmou. (Flávia Porfirio/Secom-VG)