O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

Casal vai de Fusca no Rally Ecológico Cuiabá 300 anos

casal fusca - O EsportivoFuncionário público, engenheiro ambiental e apaixonado pelas aventuras off-road, Helder Leite (33) e a esposa Michelle Joyce, que é enfermeira, estão numa contagem regressiva. Nesta segunda (3) o casal fará a inscrição para disputar a edição histórica do Rally Ecológico Cuiabá 300 anos. A surpresa é o veículo que a dupla – piloto e navegadora – usa nas provas em Mato Grosso; um Fusca Baja, com motor 1.600cc, com dupla carburação, equipado com faróis de milha e pneu lameiro, pronto para as trilhas.

Helder e Michelle já participaram de algumas provas na Baixada Cuiabana, como o Rally da Apae e até se arriscaram a desafiar as águas do Pantanal Mato-grossense, que, nesta época do ano se transforma na maior planície alagada do Mundo.

“Ganhamos o Rally da Apae, no ano passado, inclusive sem freio”, lembra Helder, que já competiu com o Fusca em provas nas cidades de Pedra Preta, Juscimeira, e Rondonópolis, no Sul do Estado.

“Antes eu ia como navegador, competindo em outros carros, mas, depois que comprei o Fusca, não larguei mais”, revela o piloto, ansioso para a prova comemorativa dos 300 Anos da capital mato-grossense, que terá largada em 30 de março de 2019, abrindo as festividades da Cidade Verde.

O que muitos não sabem, é que o Fusca, criado em 1935 pelo engenheiro Ferndinand Porsche, em Sttugard, na Alemanha, tem uma tração impressionante em qualquer terreno, mesmo sendo um sedan 4×2. Por ter o motor atrás, bem mais protegido, os Fuscas costumam passar com relativa tranquilidade onde outros carros param.

Em 1939 o Fusca virou veículo militar, devido ao início da Segunda Guerra Mundial. O motor passou de 995cc e 19cv para 1.131 cc e 26cv. Em 1959, passou a ser fabricado no Brasil. Já os modelos Baja surgiram nos Estados Unidos, no Sul da Califórnia, nos anos 1970 e ganharam grande projeção devido o baixo custo, comparado a outros veículos capazes de tracionar sobre dunas por exemplo.

Como Helder, outros carros da categoria Turismo poderão ser inscritos a partir desta segunda (3) no site www.cronorally.com.br ou nas concessionárias Toyota de Cuiabá (Via Láctea) e Várzea Grande (Orion Veículos). O evento é uma parceria da Prefeitura de Cuiabá, com apoio de Via Láctea, Orion, Sena Pneus, Postos Morada, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.