O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

Clubes de Mato Grosso sobem no ranking 2018 da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na última semana o ranking 2018, e oito clubes mato-grossenses aparecem na relação de 220 times. Mesmo sendo rebaixado à Série C do Campeonato Brasileiro, o Luverdense subiu uma posição, e permanece sendo o primeiro do estado com 4194 pontos, na 34ª colocação.

No primeiro semestre deste ano, o Verdão do Norte foi até a terceira fase da Copa do Brasil, onde foi eliminado pelo Corinthians (clube paulista foi campeão brasileiro no final do ano) e conquistou seu maior título até aqui, a Copa Verde em cima do Paysandu. O time de Lucas do Rio Verde não conseguiu manter o bom rendimento do início da temporada e amargou o rebaixamento para Série C, o primeiro da história do clube de 13 anos.

Luverdense campeão da Copa Verde (Foto: Fernando Torres/Paysandu )Luverdense campeão da Copa Verde (Foto: Fernando Torres/Paysandu )

Luverdense campeão da Copa Verde (Foto: Fernando Torres/Paysandu )

O segundo clube de Mato Grosso melhor colocado é o Cuiabá. O Dourado subiu duas posições no ranking da CBF, e termina temporada com 2436 pontos, na 50º posição. A equipe Auriverde obteve bons resultados, foi campeão Mato-Grossense e chegou na terceira fase da Copa do Brasil ao eliminar a Ponte Preta. Mesmo com a eliminação precoce na Copa Verde para o Rondoniense e a não classificação para as semifinais da Série C, não impediram o clube de subir algumas posições.

Cuiabá eliminou a Ponte Preta na segunda fase da Copa do Brasil 2017 (Foto: Fábio Leoni / PontePress)Cuiabá eliminou a Ponte Preta na segunda fase da Copa do Brasil 2017 (Foto: Fábio Leoni / PontePress)

Cuiabá eliminou a Ponte Preta na segunda fase da Copa do Brasil 2017 (Foto: Fábio Leoni / PontePress)

O Sinop deu salto significativo no ranking, e termina a temporada com 584 pontos, na 110ª posição. O clube do Norte do estado ocupava a 148ª colocação no ano passado, mas a campanha até a segunda fase da Copa do Brasil (eliminou o Salgueiro na primeira fase e caiu para o Fluminense na fase seguinte) e a disputa da Série D fizeram com que o Galo do Norte subisse 38 posições.

Sinop e  Fluminense se enfrentaram na segunda fase da Copa do Brasil 2017, no Gigante de Norte (Foto: Robson Boamorte)Sinop e  Fluminense se enfrentaram na segunda fase da Copa do Brasil 2017, no Gigante de Norte (Foto: Robson Boamorte)

Sinop e Fluminense se enfrentaram na segunda fase da Copa do Brasil 2017, no Gigante de Norte (Foto: Robson Boamorte)

O União de Rondonópolis foi um dos representantes de Mato Grosso na Série D do Campeonato Brasileiro, e o clube chegou até a segunda fase da competição nacional. Campanha essa que fez o Colorado ingressar na lista dos melhores 220 clubes do país. Com isso, a equipe somou pontos e termina o ano com 255 pontos, na 157ª colocação. No ano passado, o time não constava no ranking da CBF.

União Rondonópolis recebe a Aparecidense, partida foi válida pela primeira fase Série D do Campeonato Brasileiro (Foto: Emerson Dourado/Futebol MT)União Rondonópolis recebe a Aparecidense, partida foi válida pela primeira fase Série D do Campeonato Brasileiro (Foto: Emerson Dourado/Futebol MT)

União Rondonópolis recebe a Aparecidense, partida foi válida pela primeira fase Série D do Campeonato Brasileiro (Foto: Emerson Dourado/Futebol MT)

Dom Bosco e Araguaia fecham a lista de oito mato-grossenses. O Azulão perdeu oito posição em relação ao ano anterior, tem 200 pontos e ocupa 172ª posição. O Galo da Serra desceu 22 posições, ocupa 170ª posição com 204 pontos.

A classificação no ranking da CBF é o reflexo da participação das equipes em competições nacionais.

Veja as colocações dos mato-grossenses na ranking da CBF

34º – Luverdende – 4194 pontos
50º – Cuiabá – 2436 pontos
110º – Sinop – 584 pontos
133º – Operário – 454 pontos
157º – União – 255 pontos
170º – Araguaia – 204 pontos
172º – Dom Bosco – 200 pontos
181º – Mixto – 143 pontos