No próximo domingo (13), às 20 horas, Colômbia e Equador se enfrentam no primeiro duelo da Copa América 2021 na Arena Pantanal, palco de cinco jogos da competição. E na tarde desta segunda-feira (07) a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) através do secretário Alexandre Bustamante abriu o encontro cedendo a palavra ao secretário adjunto de Esporte e Lazer Jefferson Carvalho Neves.
O adjunto foi sutil ao enumerar as obras de reformas e melhorias feitas nos últimos meses em todo o complexo esportivo razão pela qual foi fundamental na decisão da CBF e também da Conmebol, promotora do evento, aprovar a capital mato-grossense como uma das quatro cidades-sede do torneio.
“A Arena Pantanal hoje é um estádio de primeiro mundo. Os últimos eventos realizados no estádio inclusive a estreia do Cuiabá na Série A do Brasileirão receberam elogios não somente dos jogadores e dirigentes dos clubes, como também do coordenador de esportes da CBF e cronistas de outros estados. A segurança foi muito importante na escolha de nossa cidade”, frisou.
No encontro desta tarde contou com a presença do gerente da cidade-sede, Marcus Jacarandá escolhido pela Conmebol, o mesmo da Copa do Mundo de 2014 aqui em Cuiabá, e do gerente de segurança da entidade coronel Lino Proano. “Cuiabá foi muito elogiada pela FIFA durante a Copa de 2014 e acredito que nessa Copa América também não será diferente”, argumentou o gerente Marcus Jacarandá.
O secretário de Estado de Segurança Alexandre Bustamante alertou os representantes de todos os órgãos responsáveis pela infraestrutura de segurança do evento responsabilidade em dobro na condução de seus trabalhos. “O governador Mauro Mendes solicitou esforço dobrado de todos os setores da segurança para evitar qualquer situação embaraçosa que venha ofuscar o brilho da competição. Temos por obrigação de zelar pelo bem-estar de toda a sociedade”, alertou.
Os cinco jogos que acontecerão na Arena Pantanal já estão definidos. O primeiro é no domingo (13), às 20h entre Colômbia e Equador. Depois no dia 18, às 17h entre Chile x Bolívia. O terceiro no dia 21, às 17h entre Uruguai versus Chile. O quarto duelo será no dia 24 também às 17 horas entre Bolívia e Uruguai e encerrando os jogo na Arena, dia 28, às 20 horas, confronto entre Bolívia e Argentina.
Participaram da reunião na Sesp o secretário municipal de defesa social de Várzea Grande, coronel Alessandro Ferreira Silva, que disponibilizou a segurança da Cidade Industrial a disposição do evento, do promotor de Justiça Mauro Poderoso; o delegado Regional de Cuiabá, Wagner Bassi; o gerente do Serviço de Operações Especiais do Sistema Penitenciário (SOE), Edson Cassimiro da Silva Filho; o coordenador de Perícias em Vivos da Politec, João Marcos Rondon de Lima; comandante regional de Cuiabá do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel BM Wendell Carlos Arruda Silva, de representante da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do assessor diretor de esportes da FMF Diogo Carvalho, entre outras autoridades.