Na cerimônia de encerramento do Projeto Costura e Artesanato na Prática do polo do Jardim Santa Izabel da AACN foi emocionante e gratificante às alunas que concluíram o curso
Fotos: Lukas Benito
As alunas do Artesanato na confecção do Tapete Frufru mostram seus respectivos cerificados conquistado na AACN do Santa Izabel
Na última sexta-feira do mês de abril muitas emoções e lágrimas contagiaram os presentes na cerimônia de encerramento do projeto dos cursos profissionalizantes na arte da Costura na Prática e Artesanato na confecção de Tapetes Frufru do Polo da sede da Associação Atlética Cultural e Nacional de Mato Grosso (AACN) localizada no bairro Jardim Santa Izabel, em Cuiabá. Sob as coordenações das exímias professoras Fátima Pedroso (Tapetes Frufru) e Darcione do Carmo Ribeiro (Costura na Prática) as 15 formandas estão aptas para exercerem suas novas profissões com qualidade de um profissional altamente qualificado em suas respectivas artes. Elas foram unanimes em elogiarem as professoras na arte do ensinamento, com rigidez quando necessário, mas atenciosas e carinhosas durante as aulas.
Quem enaltece as duas professoras do Santa Izabel são também as professoras Danielle Lobato do polo do Bela Vista e Xirle Arruda, do Parque Geórgia, que em menos de duas semanas de aulas aprenderam e se transformaram em professoras. “Não tenho palavras certas para falar sobre a minha professora Fátima, uma Deusa na arte do ensinamento, ainda mais pra mim que nunca havia sentado diante de uma máquina de costura. Foi Deus quem a colocou no meu caminho, pois eu reencontrei minha razão de viver graças ao curso que fiz e agradeço a Deus e peço também que eu seja igual minha professora foi comigo na arte do ensinamento”, confessa Danielle, que é ré educanda em Cuiabá.
As formandas do projeto Costura na Prática estão aptas a exercerem suas nova atividade profissional com qualidade AACN
Xirle Arruda é outra também que agradece a Deus por fazer parte da Associação Atlética Cultural e Nacional onde sua vida mudou da água para o vinho. “Não sei o que dizer, aqui no Santa Izabel aprendi uma nova profissão na minha vida, conquistei novas amizades e hoje não consigo nem imaginar eu fora dessa grande família que é a Associação, desde o presidente Alessandro, a secretária Any, minha maravilhosa e formidável professora e todas as demais colegas/irmãs aqui do Santa Izabel que são maravilhosas”, enaltece.
O presidente da AACN (MT) Alessandro do Nascimento esteve presente na solenidade de entrega dos certificados no Polo do Santa Izabel e destacou que o principal objetivo da Associação é transformar a vida das pessoas, principalmente das mulheres que são dependentes de outros para sobreviver. Alessandro destaca ainda que os planos da AACN vão muito mais além e em um futuro bem próximo várias outras opções de aprendizagem vão estar a disposição da comunidade, principalmente das mais necessitadas, já que todos os cursos serão oferecidos gratuitamente disponíveis aos interessados, sejam jovens, adolescentes, adultos ou mesmo idosos de diferentes raças. “As portas da Associação vão estar sempre abertas para o ser humano branco, preto, índio, estrangeiro a quem possa interessar. Nosso objetivo é transformar a vida das pessoas possibilitando que conquiste sua independência financeira através de uma profissão que vai resgatar sua autoestima para uma vida mais digna”, destaca.
Mãe e filha exibem o certificado de conclusão do curso entre os administradores da Associação Atlética Cultural e Nacional
As alunas Emile e Erenice, mãe e filha, confessaram que depois que começaram a fazer o curso suas vidas mudaram. Emile, a mãe, disse que vinha passando por certas dificuldades, problemas familiares, de saúde entre outros e chegou a pensar em suicídio por várias vezes. Ela se emocionou e chorou de quando começou a fazer o curso. “Só tenho a agradecer primeiramente a Deus por mim e minha filha ao abrir as portas da AACN pra nós. Eu passava por um momento difícil em casa, nos primeiros dias de aula aqui na associação foi fundamental para mudar minha vida, graças as atenções e orientações que recebi das professoras e também das colegas. Aqui encontrei amor, carinho, respeito e muito conhecimento. Agora me sinto outra pessoa e com muita vontade de viver essa nova fase em minha vida. Sou eternamente grata a todas” argumentou mãe.
A filha de Emile, a jovem Erenice, mãe de três filhos, disse que ao lado da mãe também voltou a ter prazer pela vida e até ajudou a mãe a convencer seu irmão a se inscrever no curso que começa agora no mês de maio. “Aqui na Associação a gente só tem a ganhar. Estamos entre pessoas maravilhosas que trata a gente com respeito e carinho. Todas ao mesmo tempo são mestres na arte de ensinar, conversar com a gente sobre a nova profissão que a gente estava aprendendo e como se comportar daqui pra frente. Eu adorei fazer o curso e indico para meus vizinhos e amigas que devem aproveitar essa oportunidade de adquirir conhecimento totalmente gratuito e com pessoas interessadas a ensinar a gente com carinho e amor. Amei fazer esse curso”, disse.
Formanda de 13 anos mostra um de seus trabalhos confeccionado durante o curso no polo do Santa Izabel, em Cuiabá
As formandas ao receberem seus respectivos certificados demonstravam felicidades em suas faces e sinais de gratidão a AACN, na pessoa do presidente Alessandro do Nascimento, das professoras e das próprias colegas de curso que estendiam as mãos para se ajudarem umas as outras. Elas agradeciam a Deus e endereçavam suas gratidões ao pessoal da Associação Atlética Cultural e Nacional que de agora em diante vão dar continuidade ao trabalho que pretendem executar. A secretária Any foi sucinta em afirmar que todas elas agora são mulheres qualificadas profissionalmente e devem encarar com muita seriedade os desafios do amanhã, sempre se mantendo unidas e com foco em melhorar suas condições financeiras com um trabalho digno e reconhecidamente qualificado e com qualidade profissional. No final desejou boa sorte a todas.
Curso Costura na Prática – Professora Darcione do Carmo Ribeiro
Emilly Rafaela Xavier
Erenice Xavier de Paiva
Maria Auxiliadora de Moraes
Jane Maria da Silva
Rita de Cassia Saravi Chavarelli
Joanice da Cruz Pinto
Maria Aparecida dos Anjos Souza
Claudiene Cruz e Silva
Cátia Lúcia da Silva
Artesanato “Tapetes Frufru” – Professora Fátima Pedroso
Vaci Marques Cordeiro
Amanda Cordeiro Cruz
Jucilene Maria de Oliveira Nascimento
Maria Fernandes de Jesus
Maria de Fátima Cavalcante Oliveira
Hilda Rosa da Silva
A Associação Atlética Cultural e Nacional possui sede própria na Avenida Wilson Alves Diniz, 112 – Jardim Santa Isabel em Cuiabá (MT). É presidida pelo Sr. Alessandro do Nascimento em parceria com a empresa Tubarão Sports e outras do setor de confecção e vestuário que oferece resíduos têxteis a entidade, dando assim um destino sustentável a toda sobra e perda da matéria prima utilizada na confecção de roupas em geral, colaborando com o meio ambiente e um mundo melhor de se viver. Com isso todo os materiais descartáveis da fábrica de uniformes com LD (Leves Defeitos), sobras de tintas, retalhos e sobra de tecidos são totalmente reaproveitados pela AACN.
A Associação possui também parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e também da Assembleia Legislativa de Mato Grosso através de emendas parlamentar da deputada Janaína Riva, do Secretário de Ciência , Tecnologia e Inovação – Allan Kardec e do Presidente da ALMT, deputado Estadual Jose Eduardo Botelho que acreditam no potencial da Associação, promovendo assim de forma conjunta a TRANSFORMAÇÃO NA VIDA DAS PESSOAS do nosso estado.