A Mesa Diretora convida comunidade para participar do evento que começa com uma Sessão Solene e segue com entrega de títulos
A Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento inaugura às 18 horas desta terça-feira, 8 de março, em data alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a Sala da Mulher – Antônia Maria da Silva Martins de Mello “Dona Preta”.
A Mesa Diretora da casa convida comunidade em geral para participar do evento que começa com uma Sessão Solene e segue com entrega de títulos de honrarias e prêmio Mulher de Valor Livramentense.
Em seguida acontece o descerramento da placa inaugural. Ainda haverá
apresentações culturais como declaração de poesia; dança do ventre; e apresentação do Grupo de Projeção Folclórica Bacuri.
A Sala da Mulher da Câmara de Livramento foi criada com intuito de tratar de assuntos relacionados às demandas do gênero, aos direitos das mulheres e ao empoderamento delas. O espaço leva o nome de Dona Preta e a homenagem é de autoria da vereadora Maria Oneide da Silva Assunção (PTB).
Segundo a parlamentar, a causa é puramente social e justa por dona Preta ter ajudado a transformar a vida de outras pessoas, não somente das mulheres da época em sua volta, mas também do crescimento e o futuro dos seus seis filhos.
“Dona Preta foi um ponto de resistência e austeridade feminina do seu momento. Viveu em grande parte da vida como viúva, mesmo assim se mostrou o caráter de mulher e mãe fiel tão importante na formação dos filhos, deles saindo bancário, professor, policial, entre outras funções de relevância à sociedade papa-banana.”
A direção de valorização da mulher no Poder Legislativo papa-banana será gerido pela presidente Fernanda de Brito Motta – primeira-dama da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento.
“Nossa intenção será oferecer atendimento adequado às mulheres. Aqui será um instrumento institucional na luta em benefício de todos os direitos das mulheres. Pra isso buscaremos todos os tipos de parcerias que atuam como suporte de diálogos e até mesmo jurídico às necessidade das mulheres, ou seja, enfatizar políticas públicas e projetos de leis voltados à defesa dos interesses das mulheres”, elencou Fernanda.
“Em nome da Mesa Diretora da Câmara, quero convidar a toda comunidade e também aqueles que amam a terra dos papa-bananas a participarem desta tão importante iniciativa que será a inauguração da Sala da Mulher deste nosso Poder Legislativo Municipal”, convidou o presidente da Câmara, vereador Manoel Gonçalo de Campos (PSB).
A homenageada – Antônia Maria da Silva Martins de Mello, nascida em 03 de agosto de 1931, em Nossa Senhora do Livramento, filha de Benedito Alonso da Silva e Maria Porfíria de Arruda e Silva, cursou o Ensino Fundamental na Escola Estadual “José de Barros Maciel”, em Nossa Senhora do Livramento-MT, concluindo-o no “Asilo Santa Rita”, na Capital de Mato Grosso, Cuiabá.
Possuindo apenas o Ensino Fundamental, iniciou sua carreira como educadora, como Professora de Alfabetização. Mesmo viúva e com seis filhos para sustentar, nunca deixou de acreditar nos seus sonhos e, em 1976, concluiu o Ensino Médio, antigo Magistério, juntamente com a primeira turma do Curso profissionalizante na Escola Estadual Professor “Feliciano Galdino”, sob a direção da religiosa, Irmã Maria Evarista, em solo livramentense.
Desde então, realizou seu sonho de continuar sua missão como educadora, valendo-se de embasamentos teóricos e práticos que serviram de referência para sua brilhante carreira, como professora, tendo se aposentado com 30 anos prestados de serviço público, atendendo e ensinando com amor e dedicação aos filhos desta terra.
Católica fervorosa unia seus deveres profissionais e maternos à reza diária do terço e à participação nas missas dominicais. Faleceu no dia 09 de fevereiro de 1996, ao lado de seus filhos, netos e bisnetos, deixando um legado de luta, afeto, respeito e humildade por onde passou.