A presença de Vitor Hugo e Gabriely no Pan-Americano de Parabadminton fortalece a projeção de Mato Grosso no cenário esportivo internacional e simboliza o avanço das políticas de inclusão no esporte
Foto: Divulgação
Os atletas Vitor Hugo Silva Dutra e Gabriely da Silva Campos, do Centro de Referência Paralímpico da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), foram convocados pela Confederação Brasileira de Badminton para o Campeonato Pan-Americano de Parabadminton. A competição acontece entre os dias 22 e 26 de outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).
A primeira participação internacional de atletas do Centro de Referência da Unemat, também é a primeira de Mato Grosso na modalidade parabadminton. Naturais de Cáceres, Vitor Hugo e Gabriely iniciaram a trajetória esportiva no CRPB-Unemat em 2023, seguem treinando em casa e, desde então, acumulam conquistas em competições estaduais e nacionais.
“A convocação é considerada um marco para o esporte paralímpico em Mato Grosso, consolidando o centro como referência na formação de novos talentos. É a prova de que, com oportunidades e apoio, nossos atletas podem sonhar e chegar longe”, avalia Emanuel Carvalho, supervisor do centro.
Para Riller Reverdito, coordenador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Esporte e Exercício Físico, o resultado expressa o impacto da iniciativa. “A presença de Vitor Hugo e Gabriely no Pan-Americano de Parabadminton fortalece a projeção de Mato Grosso no cenário esportivo internacional e simboliza o avanço das políticas de inclusão no esporte”, disse o coordenador.
O CRPB-Unemat é fruto da parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Unemat. Criado em 2022, o CRPB foi o primeiro do gênero implantado no estado e tem garantido acesso ao esporte, inclusão social e estrutura de treinamento. O Centro de Referência também conta com o apoio de importantes parceiros institucionais, como a secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e a prefeitura de Cáceres. (Só Notícias)