Há nove anos, Clube Esportivo Operário Várzea-grandense e União de Rondonópolis decidiam o Campeonato Mato-grossense daquele ano, com o Colorado sagrando-se campeão pela primeira vez em sua história. Hoje à tarde, às 15h, na Arena Pantanal, os dois clubes voltam a se encontrar em mais um jogo decisivo válido pelo Estadual.
No jogo de ida a equipe treinada por Ariel Mamede venceu pelo placar de 1 a 0, no Luthero Lopes. Gol do meia Yan Piter, jogador contratado junto ao Internacional de Porto Alegre. Portanto, o Operário entra em campo com a vantagem de jogar pelo empate para se classificar à decisão.
Ao União, resta vencer o duelo decisivo desta tarde. Uma vitória simples de 1 a 0 levará a disputa para os pênaltis. Por diferença de dois gols, o visitante fica com a vaga.
Velhos rivais, ‘Chicote’ da Fronteira e o Colorado, além de disputarem a segunda vaga à decisão do torneio regional, vão brigar também por vaga à Copa do Brasil do próximo ano.
A competição nacional é vista como uma forma de viabilidade financeira aos clubes pequenos do futebol brasileiro, uma vez que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) logo na primeira fase repassa uma cota financeira no valor de R$ 600 mil e este prêmio aumenta conforme o time passar de fase no torneio. Os dois times também já estão garantidos no Campeonato Brasileiro da Série D da próxima temporada por chegarem na semifinal do Estadual.
A maior preocupação do técnico Ariel Mamede, do Operário de Várzea Grande, nos dias que antecederam o duelo decisivo desta tarde foi conscientizar o elenco que nada foi conquistado ainda. Ele ressalta à necessidade de seu time entrar com os pés no chão e até mesmo esquecer da vantagem do empate. Mamede vê a disputa em aberto, uma vez que o rival provou ter um grupo qualificado.
No União, Odil Soares prega tranquilidade para chegar ao gol que sua equipe precisa para igualar a disputa. O atacante Léo Goteira, vice-artilheiro do Estadual com seis gols, tenta quebrar jejum de quatro jogos sem marcar.
A Gazeta