Pular para o conteúdo

O Esportivo

O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

EVENTO EM SP – “Sensação de impunidade é a principal causa da insegurança pública do país”, afirma governador

O governador Mauro Mendes afirmou que a sensação de impunidade é um dos principais fatores que têm agravado o problema da insegurança no país

 

Foto: Secom/MT

Mendes SP - O Esportivo

Durante o Encontro de Líderes, governador Mauro Mendes defendeu endurecimento da legislação penal

Mauro participou, nesta sexta-feira (26), da 18ª edição do Encontro de Líderes, promovido pela Comunitas, em São Paulo. O debate reuniu lideranças políticas e gestores públicos, entre eles os governadores Raquel Lyra (PE), Rafael Fonteles (PI), o deputado federal José Mendonça Bezerra Filho e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. A mediação foi da jornalista Andréia Sadi.

Segundo Mauro Mendes, o Brasil criou ao longo das últimas décadas um ambiente permissivo com o crime, resultado de um sistema burocrático, leis brandas e baixa efetividade das punições.

“A polícia prende, a Justiça condena, mas os criminosos cumprem um sexto, às vezes dois quintos da pena. Isso criou uma sensação de impunidade, que é real, e uma cultura de que o crime compensa”, afirmou.

O governador citou como exemplo o crescimento das facções criminosas dentro das cidades de todo o país, e a influência negativa sobre os jovens, especialmente nas periferias.

“Em Mato Grosso, fazemos investimentos recordes em armamentos, viaturas, novas vagas em presídios, tecnologia. Mas não adianta apenas tratar a consequência. É preciso acabar com a causa de tudo isso, que são as leis frouxas que geram essa impunidade”, relatou.

Mauro Mendes pontuou que todos os 20 países mais seguros do mundo adotaram, em algum momento de sua história, penas severas para coibir o crime e construir uma sociedade que respeite as leis.

“Todos esses países tiveram, sem exceção, ou prisão perpétua ou pena de morte. Essa mudança no DNA da sociedade só aconteceu quando houve uma resposta firme do Estado. Enquanto o Brasil não tiver coragem de fazer o que é necessário, a Segurança vai continuar piorando”, finalizou. (Lucas Rodrigues/Secom-MT)