Os campos do Complexo do Valério, no Jardim Gramado, são os palcos dos 324 jogos da 2ª edição da Iberleague (Liga de Futebol Infantojuvenil) 2025 que reúne 127 equipes da Baixada Cuiabana e de vários municípios do interior do Estado de Mato Grosso
Fotos: Admar Portugal
O quarteto responsável pela 2ª edição do Iberleague 2005 que acontece em Cuiabá com início às 8h desta quarta (15) e encerramento no domingo (19)
Com patrocínio master da Tubarão Sports “Ame Sua Camisa”, líder no Centro Oeste na confecção de uniformes esportivos, faz parte dos parceiros da IGG maior liga infantojuvenil de futebol do mundo pela segunda vez em Cuiabá em uma 2ª edição da Iberleague com a confirmação de 127 equipes distribuídas nas categorias sub-7 até a sub-14 com um total de 324 jogos desta quarta-feira (15) até domingo (19) nos cinco campos do Complexo do Valério, no Jardim Gramado, em Cuiabá.
Sob a coordenação do trio Abrão Chehadi, Paulo Funchal e do cuiabano Carlos Alberto Nogueira, o Carlinhos, campeão pelo Mixto Esporte Clube em 2008 e ex-jogador do professor Profeta, do Uirapuru com o professor Gil e velho conhecido dos esportistas cuiabano e hoje com residência em Santa Catarina. Onde mantém três escolinhas e um dos sócios da i9nstituição que trouxe a competição para Mato Grosso, fez questão de destacar em sua fala a importância dos pais no desenvolvimento esportivo dos filhos.
O primeiro a falar no congresso técnico realizado na noite de ontem no Auditório do Futebol Amador, na sede as Tubarão Sports, com a presença de quase todos os representantes das 127 equipes inscritas, Abrão Chehadi, fez questão de destacar o apoio do empresário Alessandro Nascimento (Tubarão Sports) da importância da 2ª edição do Iberleague em Mato Grosso. “Nossa empresa está presente em 24 estados brasileiros onde já foi realizado uma competição semelhante a essa daqui e o prazer é muito grande de estar aqui pela segunda vez”, salientou.
Depois foi a vez do Paulo Funchal, abordar sobre as regras da competição destacando que cada equipe terá um total de quatro jogos na fase classificatória, desde o sub-7 até o sub-14 e4 fez questão de destacar que devido a quantidade de jogos, (324), é preciso respeitar os horários determinados na tabela, asso, que a equipe entrar em campo não terá tempo de fazer pré-aquecimento ao entrar em campo e a equipe que atrasar por 10 minutos perde por WO.
Em seguifa a vez do advogado da 2ª edição da Iberleague em Cuiabá destacando a importância do comportamento não somente dos atletas como também dos pais e ou responsáveis. “É uma competição para as crianças e não devemos exigir nada deles e nem da arbitragem e sim elogiar. Eles estão na fase de aprendizado”, finalizou. Depois foi o cuiabano Carlinhos falar sobre a sua vida como jogador infantojuvenil e até o profissional. “Sofri muito, teve um jogo do Uirapuru que marquei três gols e quando cheguei perto do meu pai ele me criticou pelo gol que errei. Pai eu fiz três gols, eu não aprovo aquele erro que você cometeu em campo, aprendi com o erro. E isso eu digo aos pais, saibam conversar com seus filhos, prova disso que até na edição deste ano na Copa São Paulo de Juniors foi proibida a entrada dos pais na reta final da competição”. Frisou.
O empresário da Tubarão Sports, Alessandro Nascimento, foi o último a falar e fez questão de enaltecer o convite para participar da 2ª edição do Iberleague em Cuiabá, um dos mais importantes eventos esportivos voltados para as categorias de base, ou seja, os atletas do futuro. Ele fez questão de lembrar de sua adolescência, que sonhava em ser jogador de futebol e treinou na escolinha do professor Profeta, presente no Congresso Técnico.
Alessandro lembrou do recorde negativo de Mato Grosso ao comentar que o estado lidera o ranking de violência contra as mulheres e que neste ano já foram registrados 90 crimes de feminicídios no Estado, um recorde que não deixa ninguém de nós orgulhoso. “O caminho é esse, ocupar a mente de nossas crianças com um evento dessa natureza. O esporte agrega muitos benefícios e eles são o futuro de nosso país. Sou grato a vocês da coordenação e de todos os dirigentes de equipes que serão responsáveis por nossas crianças nessa competição. Só tenho que agradecer a Deus e desejar sorte a todos”, finalizou.
A Tubarão Sports vai estar com um estande instalado no completo da Arena do Valério durante a disputa da 2ª edição do Iberleague, onde os pais, atletas, dirigentes e torcedores poderão conhecer melhor um “dedo” do que é a indústria da Tubarão Sports, há mais de 30 anos em Cuiabá. É uma empresa genuinamente cuiabana e líder na confecção de uniformes esportivos não somente em Mato Grosso como também na região do Centro Oeste e vários estados brasileiros. Uma equipe de funcionários esteve presente no congresso técnico que teve uma deliciosa mesa repleta de salgados e refrigerantes oferecidos pela família Tubarão.