Os principais pugilistas do Brasil estarão no rinque armado no ginásio da Lixeira a partir do dia 4 de dezembro em disputa do ranking nacional
Fotos: Dinalti de Oliveira Miranda “Tuiuiú”
No período de 4 a 12 de dezembro, Cuiabá sediará um dos maiores campeonatos do país, o 19º Campeonato Brasileiro de Boxe Elite Feminino e o 76º Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino. Serão mais de 250 atletas disputando o cinturão do melhor do país.
O ringue está montado no Ginásio da Lixeira, no bairro Areão. O campeonato estará aberto ao público de 14h às 21h. A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer é parceira da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) e da Federação Mato-grossense de Boxe (FMB) na realização do evento.
Os medalhistas olímpicos em Tóquio, Hebert Conceição (Ouro) – Abner Teixeira (Bronze) e Beatriz Ferreira (Prata), estão confirmados no evento em Cuiabá.
No dia 3 de dezembro, que antecede a data da abertura do campeonato, será realizado o lançamento do evento na praça Eurico Gaspar Dutra – conhecida por ‘Praça Popular’, com apresentação de alguns lutadores e a presença de autoridades da Capital, a partir das 19h.
“Teremos uma estrutura montada na praça, com um ringue montado no local para que as pessoas tenham uma noção do que será esse grande evento. A ideia de fomentar o esporte e trazer grandes campeonatos como esse é de iniciativa do GOVERNO DO Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, que nos apóia na realização de eventos dessa natureza”, destaca a presidente da FMB, Zilda Olímpia da Silva.
“Este vai ser o maior evento de boxe do país, isso porque, neste ano, foram 260 boxeadores classificados pelo ranking estadual de vários estados. E neste campeonato que será sediado em Cuiabá é para escolher a melhor boxeadora e o boxeador do país. A nossa cidade já foi palco de campeonatos similares, mas não com essa estrutura de agora”, disse o diretor técnico da FMB Sebastião Borges.
A entrada será gratuita, com exceção da final, no dia 12 de dezembro, data de encerramento. Nesta data quem quiser assistir as lutas a entrada será um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Confederação Brasileira de Boxe (CBB) no YouTube.