Dentre as instruções repassadas foram as formas de identificação de uma cena que representa algum tipo de risco
“O curso de primeiros socorros serve para dar o suporte necessário para que qualquer cidadão possa agir corretamente em casos de acidentes, seja na zona rural ou urbana”.
Essa foi a mensagem repassada pela equipe do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar durante o curso realizado na quinta-feira (2), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, tendo como público alvo guias de turismo e condutores.
A iniciativa é uma ação do Sindicato dos Guias de Turismo e contou com total apoio da Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Turismo juntamente com a Secretaria de Estado de Turismo e Corpo de Bombeiros.
“Saímos desse curso com o sentimento de gratidão, principalmente pela receptividade dos bombeiros, que apresentaram as instruções. Trata-se de uma rica oportunidade de aprender como socorrer uma vítima e se resguardar para não se tornar mais uma”, disse o secretário municipal de Turismo, Oscarlino Alves.
“A ação é importantíssima, pois além de complementar na capacitação desses profissionais, em contrapartida irá oferecer segurança aos turistas, potencializando passeios com experiências intensas e seguras”, assegurou o secretário adjunto de Estado de Turismo, Jefferson Preza Moreno.
Quem agradeceu a iniciativa em proporcionar esse curso, foi o condutor de Turismo, Paulo Fernando que já trabalha há oito anos nesse ramo.
“Eu acho muito bom pois, a gente precisava desse curso para regularizar a licença. Para renovar tinha que fazer o curso para garantir a carteira de permissão para executar a função. Só após essa capacitação e qualificação é que estarei devidamente habilitado. Em 2022 que vai recomeçar os serviços, estarei totalmente preparado”, agradeceu.
“Essa parceria vem de uma demanda do Sindicato sobre a necessidade e importância dessa capacitação. Cuiabá foi o primeiro a receber. Quero agradecer pela iniciativa da Prefeitura em conjunto com o Governo do Estado e Corpo de Bombeiros por mais essa qualificação dos nossos profissionais. A demanda foi apresentada, o curso foi sugerido e mais uma vez o nosso desejo foi atendido”, declarou a presidente do Sindicato de Guias de Turismo – Singtur, Suzy Cordóva.
Dentre as instruções repassadas foram as formas de identificação de uma cena que representa algum tipo de risco. Saber como se proteger e proteger uma vítima. O que deve e o que não deve ser feito.
“Explicamos sobre os principais atenuantes para manter uma pessoa estabilizada. Se tem fluxo de veículos, fio energizado, produto inflamável para não piorar e nem mesmo envolver mais vítimas. Promover uma boa sinalização, acionar os órgãos competentes para sanar qualquer tipo de eventual problema, são algumas regras para garantir a eficácia no atendimento de primeiros socorros”, explicou o palestrante e soldado do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Wires Douglas. O soldado Raul Henrique também contribuiu com as informações.
“Suporte básico da vida, como manter uma pessoa viva, para que o suporte possa chegar em tempo hábil para o socorro, manter a respiração e pulsação, seja estacar um sangue, abertura aérea sem causar danos na coluna vertebral”, acrescentou Wires.