VIADUTO DA UFMT
As obras de drenagem nas imediações do Viaduto Clóvis Roberto, mais conhecido como da “UFMT”, na Avenida Fernando Correa, em Cuiabá, devem começar na próxima semana. Ontem, a Secretaria de Estado de Cidades (Secid) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE), a homologação da empresa que irá executar os trabalhos. Com isso, a previsão é que a ordem de serviço seja emitida nesta segunda-feira (18). O investimento é da ordem de R$ 6 milhões.
Especializada em engenharia e arquitetura, a empresa Conenge Construção Civil Ltda venceu a licitação, que estabelece o prazo máximo para início da execução em 24 horas, contados a partir da emissão da ordem de serviço. “Como é uma obra que é prioridade da secretaria, a ordem de serviço deve ser emitida na segunda-feira”, informou.
Ainda, conforme o edital, o prazo para realização dos trabalhos será de 180 dias ininterruptos, observado o cronograma físico-financeiro proposto. Já o período de vigência do contrato será de 270 dias ininterruptos contados a partir da sua assinatura.
A drenagem precisa ser feita para por fim aos alagamentos recorrentes na região do Viaduto da UFMT durante o período chuvoso, que deve começar nas próximas semanas. As inundações provocam transtornos aos comerciantes e moradores, além de paralisar e provocar engarrafamentos no trânsito na região.
O projeto foi desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sendo que a primeira etapa compreende o serviço de drenagem da avenida, desde a UFMT até as proximidades da passarela existentes nas proximidades do elevado. Já a segunda etapa refere-se à drenagem de toda bacia do Córrego do Barbado, nas imediações dos bairros Jardim das Américas e Jardim Kennedy, além de desassoreamento das bocas de lobo das localidades.
O elevado foi inaugurado no dia 12 de dezembro de 2013 e faz parte do pacote de obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. Durante a execução, o viaduto apresentou problemas na estrutura e pilares tiveram que ser corrigidos. Por ele, deverão passar os vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).