O processo inclui a preparação do solo, limpeza da via, rastelamento para garantir aderência e compactação com rolo, assegurando maior resistência e durabilidade do asfalto
Foto: Emanoele Daiane
A imagem mostra as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras realizando a operação tapa-buraco
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, executa nesta terça-feira (2) a operação tapa-buraco em doze pontos diferentes da capital, contemplando simultaneamente todas as regiões da cidade.
Os serviços abrangem desde o recapeamento até a aplicação de manta asfáltica, seguindo todas as etapas técnicas necessárias. O processo inclui a preparação do solo, limpeza da via, rastelamento para garantir aderência e compactação com rolo, assegurando maior resistência e durabilidade do asfalto. Caminhões-caçamba e maquinários especializados reforçam a execução da operação.
Durante os trabalhos, motoristas e pedestres podem enfrentar alguns transtornos temporários. No entanto, medidas preventivas são adotadas para garantir a segurança e a fluidez no trânsito. As áreas em intervenção recebem isolamento com fitas zebradas e sinalização adequada. Nos casos de bloqueio total da via, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) coordena os desvios.
LOCAIS ATENDIDOS nesta terça-feira (2)
Região Oeste: Residencial Tropical Ville; Aráes; Renascer; Coophamil; Residencial Ubatã.
Região Norte: CPA III – Setor IV; Jardim Brasil; Três Barras; Jardim Florianópolis.
Região Leste: Shangri-Lá.
Região Sul: Jardim Jockey Club; Bela Conquista.
O protocolo técnico inclui o uso do concreto betuminoso usinado a quente (CBUq), material de alta qualidade reconhecido pela resistência e durabilidade. Apenas em 2025, já foram recuperadas cerca de 1.200 ruas e avenidas, com 63.507 buracos tapados em 72 bairros. Para isso, foram utilizadas aproximadamente 19,8 mil toneladas de massa asfáltica.
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que a ação é contínua e necessária para garantir trafegabilidade e segurança à população. “Nosso objetivo é atender todas as regiões da cidade, priorizando os pontos mais críticos. Esse trabalho é essencial para melhorar a mobilidade urbana e dar mais conforto aos motoristas e pedestres que utilizam diariamente essas vias”, afirmou. (Alessandra Marques/Secom-PMC)